Queimadas no Amazonas destroem mais de 230 postes e causam prejuízo de R$ 1 milhão
As queimadas que atingem o estado do Amazonas têm causado grandes danos à infraestrutura elétrica. Segundo informações da Amazonas Energia, mais de 230 postes foram destruídos em 23 municípios do estado. O custo para a reposição desses postes já ultrapassa a marca de R$ 1 milhão.
De acordo com a concessionária, a situação se agravou no mês de agosto, quando a região enfrentou uma estiagem intensa e altas temperaturas. Além dos postes, diversos equipamentos também foram danificados pelas queimadas.
Radyr Gomes, diretor Institucional e Técnico do Interior da Amazonas Energia, ressaltou os impactos negativos que as queimadas têm causado ao meio ambiente e à rede de distribuição de energia. “Tivemos que substituir mais de 306 equipamentos danificados pelo fogo durante esses meses de seca extrema”, afirmou.
Além da reposição dos postes e equipamentos, mais de 25 quilômetros de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica precisaram ser substituídos. No entanto, a recuperação não é rápida devido às dificuldades de acesso às áreas afetadas pelas chamas.
Radyr Gomes destacou que a estiagem também tem afetado o setor elétrico como um todo. A baixa vazão dos rios nas principais hidrelétricas da Amazônia tem preocupado o setor, que trabalha em estado de atenção.
Diante desse cenário preocupante, é urgente a necessidade de medidas efetivas para combater as queimadas e preservar a natureza. Além disso, investimentos em infraestrutura elétrica e ações de conscientização são fundamentais para evitar prejuízos e garantir um fornecimento seguro e estável de energia para as comunidades afetadas.