Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) estão disponíveis para retirada nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC) em Manaus, segundo dados do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Cerca de 30% dessas CINs pertencem a crianças de zero a 12 anos.
A Secretaria de Segurança Pública destaca que o antigo Registro Geral (RG) ainda é válido até 2032. Portanto, só é recomendado solicitar a CIN em casos de sinistros, perda, roubo, rasura ou má conservação do documento.
A diretora do DPTC, Margareth Vidal, informa que quase 6 mil carteiras foram emitidas para crianças menores de 12 anos. Ela ressalta que os pais ou responsáveis devem fazer a retirada do documento.
“No momento, temos cerca de 18 mil carteiras disponíveis nos PACs que não foram resgatadas pelos usuários. Quase 6 mil dessas carteiras pertencem a crianças e adolescentes. É importante que os pais estejam cientes dessa disponibilidade e efetuem o resgate o mais rápido possível”, destaca Vidal.
Ela também esclarece que os pais podem solicitar a CIN para os filhos, porém, o sistema pode não conseguir coletar adequadamente as impressões digitais de crianças com até cinco anos, devido à imaturidade das mesmas.
“Crianças de zero a cinco anos não são obrigadas a possuir a CIN. Nessa faixa etária, os desenhos das impressões digitais ainda são muito pequenos e os equipamentos não conseguem registrar corretamente”, explica.
No entanto, Margareth Vidal enfatiza que a Certidão de Nascimento é considerada o documento oficial para as crianças.