fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Seminário na CMM alerta sobre riscos da PLP 12/2024 para motoristas de aplicativos.

Foto: divulgação

Na última quinta-feira (04), Manaus tornou-se palco do seminário moderado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM), destinado a motoristas de aplicativos. A reunião teve como foco abordar o cenário político e a legislação que afeta os trabalhadores de plataformas, enfatizando as consequências do Projeto de Lei Complementar nº 12, de 2024. Este projeto mira a regulação da profissão, trazendo novas diretrizes para a categoria.

O encontro, resultado do Requerimento n. 49/24 aprovado pela Comissão de Trabalho da Câmara Federal, contou com o apoio da Câmara Municipal de Manaus e do vereador Capitão Carpê (PL/AM), promovendo um diálogo sobre os desafios apresentados pelo PLP e seu potencial impacto negativo na economia, na sociedade e, crucialmente, na rotina dos motoristas.

“Estou aqui para dar voz aos motoristas, para escutar aqueles que sentem na pele os desafios diários, visando defender suas necessidades no Congresso Nacional”, destacou o deputado durante o seminário, que foi aberto à participação popular e contou com a presença do vereador de São Paulo, Marlon Luz, representante dos motoristas de aplicativo no país, Evandro Roque, presidente interino da Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil, além de representantes da Urbano Norte e líderes de motoristas de aplicativos de Manaus.

Segundo Marlon Luz, vereador de São Paulo, o PLP ainda necessita de ajustes significativos, instigando a união da categoria em busca de uma remuneração justa. Evandro Roque, da Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil, ressaltou que o projeto, como se encontra atualmente, carece de benefícios e melhorias, comprometendo a segurança e os ganhos da categoria.

Edson Gonçalves, da ADM Drivers Manaus, enfatizou a importância da autonomia dos motoristas e dos riscos diários enfrentados, ressaltando a seriedade do debate. A audiência pública tramitando na CMM foi mencionada pelo vereador Capitão Carpê, sublinhando a importância de esclarecer desinformações por meio dos debates.

No encerramento, o deputado Capitão Alberto Neto agradeceu a rica troca de informações, reforçando seu compromisso em defender os interesses dos motoristas de aplicativo no Congresso, buscando uma regulamentação que harmonize o ambiente de trabalho com segurança jurídica para os profissionais.

O seminário notavelmente criou um fórum para o diálogo e participação ativa dos motoristas, destacando a importância de sua voz na elaboração de políticas que moldarão o futuro de seu trabalho, e reconheceu a dedicação do deputado Alberto Neto em ouvir e atuar em prol da melhoraria contínua das condições de trabalho dos motoristas de aplicativo.

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/manaus/futuro-dos-motoristas-de-aplicativos-esta-em-jogo-seminario-na-cmm-fala-dos-riscos-da-plp-12-2024/