fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ecobarreiras são furtadas em Manaus por criminosos

Foto: divulgação

Manaus, capital do Amazonas, deu início, em maio deste ano, a uma promissora iniciativa para combater a poluição de seus cursos d’água. Tendo implementado ecobarreiras nos igarapés, a cidade já viu resultados impressionantes, com a prevenção de que 60 toneladas de detritos alcançassem o majestoso Rio Negro graças à atuação de apenas três dessas instalações. Este esforço visa expandir a cobertura para os 33 igarapes manauaras, vislumbrando uma expressiva redução no volume de lixo coletado de 500 a 700 toneladas mensais para 80%.

Contudo, no decorrer desta jornada de preservação, um revés surpreendeu na última terça-feira, 16 de maio. Uma das ecobarreiras, situada no igarapé São Francisco, foi alvo de furto, fato que provocou o retorno dos entulhos às águas. Esta barreira removida na calada da noite enfraquece o escudo protetivo da natureza local.

Diante deste contratempo, o prefeito David Almeida compartilhou sua consternação e detalhes do infortúnio com a equipe do Portal Tucumã. Expressou como este ato representa um cerco ao meio ambiente e aos esforços incansáveis de conservação que a cidade tem presenciado como nunca antes. “Estamos aqui no igarapé da Cachoeirinha, adjacente à escola da Polícia Militar em Petrópolis, lutando para que esse trabalho de preservação ambiental, especialmente com as ecobarreiras, continue a prevalecer”, afirmou Almeida.

O prefeito também apelou à comunidade para auxiliar na identificação dos culpados, enfatizando a vantagem comercial das ecobarreiras de alumínio como possível motivação do crime. Portanto, solicitou que contato fosse feito através do número 153, pertencente à Secretaria Municipal de Defesa de Segurança Pública Municipal, com o objetivo de trazer os responsáveis à justiça.

Por fim, ele ressaltou a importância e o compromisso da gestão com a preservação e afirmou que medidas estão sendo tomadas para identificar e punir os envolvidos no furto e na receptação dos materiais furtados.

Este fato sublinha a necessidade de conscientização e cooperação comunitária frente aos desafios ambientais. A iniciativa de Manaus de instalar ecobarreiras não apenas reflete um passo positivo na direção do cuidado com os cursos d’água, mas também destaca a importância da vigilância e participação coletiva para proteger esses esforços contra atos criminosos.

Fonte: https://portaltucuma.com.br/ecobarreiras-sao-furtadas-por-criminosos-em-manaus-gc25/