Nesta quarta-feira (18), em sessão no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (União Brasil) apresentou o relatório do Requerimento Legislativo 15.940/2024, que investiga contratos milionários envolvendo a sogra, a noiva e o genro do prefeito David Almeida (Avante). A proposta, de autoria do vereador Lissandro Breval (Progressistas), resultou na instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) após parecer favorável da Procuradoria da CMM.
A CPI tem como objetivo analisar a legalidade dos contratos firmados por empresas ligadas a Lidiane Oliveira Fontenelle, Izabelle Fontenelle de Queiroz e Gabriel Alexandre da Silva, familiares do prefeito. O parecer da Procuradoria concluiu que o requerimento pode seguir seu trâmite normal.
Ao final de sua fala, Caio André convocou os líderes partidários para a indicação dos membros da CPI. A comissão será presidida por Lissandro Breval, com Rodrigo Guedes (Progressistas) como relator e Daniel Vasconcelos (Republicanos), Eduardo Alfaia (Avante) e Luís Mitoso (MDB) como integrantes.
Além disso, uma outra CPI foi instaurada para investigar a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), após denúncias de pagamentos em dinheiro a pessoas ligadas a blogs. O vereador William Alemão (Cidadania) presidirá essa CPI, com o Capitão Carpê (PL) como relator e Diego Afonso (União Brasil), Fransuá (PSD) e Raulzinho (MDB) como membros.
Essas comissões têm o potencial de expor irregularidades e garantir a transparência na gestão pública em Manaus.