A bandeira tarifária no mês de dezembro será verde, sem custos adicionais na conta de luz. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), essa mudança foi viabilizada pela “expressiva melhora das condições de geração de energia” no Brasil.
Nas palavras da Aneel, “nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”.
No decorrer deste ano, a escassez de chuvas levou a Aneel a implementar a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, a bandeira tarifária amarela foi acionada, com uma cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia terá um custo maior ou menor de acordo com as condições de geração. A bandeira vermelha representa o maior custo, enquanto a verde não implica em custo extra.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/conta-de-energia-nao-tera-cobranca-extra-em-dezembro/