Amazonas
Alvo da PF, governador do Amazonas se recusou a fornecer senha de celulares apreendidos
Publicado
7 meses atrásem
Por
Acorda Manaus
Segundo investigadores, Wilson Lima negou dar as senhas de dois celulares cuja apreensão foi autorizada pela Justiça. Operação da PF apura fraudes em ações do governo contra coronavírus.
Investigadores informaram à TV Globo que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), não quis fornecer a senha de dois celulares apreendidos nesta terça-feira (30) na Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal para investigar fraude e superfaturamento nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus no estado.
O governador foi alvo de busca e apreensão determinada pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele estava em Brasília quando os mandados foram cumpridos. A Polícia Federal chegou a pedir a prisão do governador, mas o ministro negou. Na operação, a secretária de Saúde do Amazonas foi presa.
Investigados têm o direito de não entregar senhas, embora a praxe seja entregar. Nessa hipótese, a perícia policial tentará ter acesso, o que dificulta o trabalho dos investigadores. Nesses casos, eles costumam interpretar a recusa como resistência em colaborar com as investigações. No decorrer do inquérito, isso pode ser usado, junto com outros elementos, como indício de que tentava esconder algo.
Em nota, a assessoria do governador informou que o celular é de uso pessoal e tem informações de caráter familiar que, segundo ele, não são de interesse da investigação.
“O governador Wilson Lima tem a convicção de que o conteúdo do celular em nada iria contribuir com a investigação. Além disso, considera que tem o direito de preservar o conteúdo familiar visto que se trata de celular de uso pessoal”, diz o texto da nota.
Durante a operação, policiais federais estiveram em endereços do governador Wilson Lima. Em um dos endereços, em Manaus, encontraram R$ 13,7 mil em dinheiro em uma gaveta.
Segundo a investigação, foram identificadas compras superfaturadas de respiradores; direcionamento na contratação de empresa; lavagem de dinheiro; e montagem de processos para encobrir crimes praticados com a suposta participação direta do governador.
Em requerimento, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo sustenta que as investigações permitiram, até o momento, “evidenciar que se está diante da atuação de uma verdadeira organização criminosa que, instalada nas estruturas estatais do governo do estado do Amazonas, serve-se da situação de calamidade provocada pela pandemia de covid-19 para obter ganhos financeiros ilícitos, em prejuízo do erário e do atendimento adequado à saúde da população”.
Fonte: G1
VOCÊ PODE GOSTAR
Polícia Civil prende segundo envolvido na morte de capitão da PM
Homem é executado por grupo armado na Compensa, zona oeste de Manaus
Trio é flagrado com 200kg de drogas em embarcação no Amazonas
Grupo de empoderamento ajuda mulheres em todo o Brasil
Cileide Moussallem será a representante do Movimento Virada Feminina no Amazonas
Dupla é presa com armas de fogo em Iranduba no Amazonas
Amazonas
Polícia Civil prende segundo envolvido na morte de capitão da PM
Publicado
3 dias atrásem
17 de janeiro, 2021Por
Redação
“Maicon”, foi preso nesta quinta-feira(14) em cumprimento a mandado de prisão temporária
Hitalo Guimarães de Souza, 18, vulgo “Maicon”, foi preso nesta quinta-feira(14) em cumprimento a mandado de prisão temporária. O suspeito é apontado como envolvido no latrocínio do capitão da Polícia Militar, Deivide de Souza Chaves, ocorrido na última terça-feira (12), na zona leste de Manaus.
De acordo com a polícia, Hitalo, quando adolescente, teve passagens por roubo e tráfico de drogas.
Na quarta-feira, o primeiro envolvido no crime foi preso por policiais militares da Força Tática. Ele foi levado para a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), onde prestou depoimento.
Conforme o delegado Aldeney Góes, titular da Derfd, a partir das informações prestadas pelo homem, os policiais civis, em uma ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foram ao conjunto Castanheiras, zona leste, onde prenderam Hitalo.
“José apontou o Hitalo como um dos homens que estava no carro durante o crime que vitimou o capitão. O suspeito é conhecido pela alcunha de Maicon. Nós fizemos uma acareação dos dois suspeitos e foi comprovado o envolvimento do Hitalo, mas ele nega o envolvimento”, explicou o delegado.
O suspeito foi autuado pelo crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, e vai ser encaminhado para uma unidade prisional.
Ainda segundo o delegado, o autor dos disparos contra a vítima, identificado como Gabriel Coelho do Amaral, conhecido como “Macaco”, está foragido e um mandado de prisão temporária já foi expedido em nome dele.
Amazonas
Homem é executado por grupo armado na Compensa, zona oeste de Manaus
Publicado
5 dias atrásem
15 de janeiro, 2021Por
Redação
A vítima ainda foi socorrida, mas morreu no hospital. O crime será investigado pela polícia
João Vitor Cunha da Silva, foi executado na noite desta quarta-feira (13) quando estava na frente da sua casa, na rua Pacobaiba, bairro Compensa, zona oeste de Manaus.
De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o pai da vítima que registrou o boletim de ocorrência, disse que o crime aconteceu por volta das 20h55.
João estava sentado na calçada em frente a sua casa, quando um veículo de modelo e placa ainda não identificados, chegou e homens desceram do carro. Em seguida, dispararam diversas vezes e fugiram.
A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu na unidade de saúde por volta das 21h.
O caso continua sendo investigado pela Delegacia Especializada. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Amazonas
Trio é flagrado com 200kg de drogas em embarcação no Amazonas
Publicado
5 dias atrásem
15 de janeiro, 2021Por
Redação
Policiais da Base Fluvial Arpão prenderam três homens que transportavam entorpecentes em uma lancha no Rio Solimões
Durante abordagens a embarcações no Rio Solimões, policiais da Base Fluvial Arpão prenderam três homens com idade entre 26 e 51 anos por tráfico de entorpecentes. Os suspeitos foram flagrados na manhã desta quinta-feira (14), próximo à comunidade do Sodré, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Eles foram abordados ao passar em uma lancha de alumínio.
De acordo com a Polícia Militar, os policiais realizavam fiscalização no local quando avistaram a lancha. Ao serem revistados, foram encontradas três sacolas com tabletes de maconha tipo skunk com o trio.
Uma revista minuciosa foi feita na embarcação e encontrada mais substância no interior do compartimento dos bancos. Ao todo, 187 tabletes com peso aproximado de 200 quilos foram encontrados. Os três suspeitos foram encaminhados à delegacia do município de Coari.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Polícia Civil prende segundo envolvido na morte de capitão da PM

Homem é executado por grupo armado na Compensa, zona oeste de Manaus

Trio é flagrado com 200kg de drogas em embarcação no Amazonas
Mais lidas
- Polícia1 ano atrás
Criminosos divulgam vídeo de jovem sendo morta; cenas fortes
- Polícia1 ano atrás
Vazou fotos ‘íntimas’ do travesti Estephany Vilaça, participante do Peladão 2019 em Manaus
- Sociedade1 ano atrás
Dono do Baratão da Carne ostenta e contrata Wesley Safadão para cantar em seu casamento
- Paparazzo12 meses atrás
Carnaval 2020: musa da Pérola Negra choca a web ao exibir bumbum de 115 cm e muita celulite, em ensaio
- Polícia1 ano atrás
Demônio aparece na floresta, devora gado e grita muito, deixando a população; veja vídeo
- Política1 ano atrás
Escândalo envolvendo Wilker Barreto que tem patrimônio incompatível com o salário que ganha como político
- Polícia1 ano atrás
Bebedeira dentro de motel acaba em briga de mulheres por celular quebrado; veja vídeos
- Brasil12 meses atrás
Mulher rouba dinheiro de traficante e é executada com vários tiros na cabeça