Connect with us

Amazonas

Amazonas registra 336 novos casos de tuberculose nos dois primeiros meses deste ano, segundo FVS

Publicado

em

Tosse é um dos principais sintomas da doença. — Foto: Foto: Paulo Dutra/G1 AM

Levantamento mostra também aumento de 4,6% no número de casos da doença.

O Amazonas registrou nos dois primeiros meses deste ano 336 casos novos de tuberculose, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Deste total, 234 foram em Manaus. O levantamento mostrou também um aumento de 4,6% nos casos da doença, sendo registrados 3.154 em 2018 e 3.302 em 2019, no Amazonas.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (Pect), Marlucia Garrido, após o diagnóstico de tuberculose, é fundamental que o paciente faça o tratamento corretamente. Além disso, Garrido disse também que o preconceito ainda é um obstáculo.

“É muito mais difícil vencer a tuberculose se a pessoa não tomar a medicação, se a família não colaborar e não der apoio, se a sociedade discriminar os pacientes e se não houver apoio dos profissionais e gestores de saúde”, disse.

Ainda segundo ela, estes fatores têm contribuído para o aumento na detecção de casos e aumento do número de casos da doença.

Para a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a informação é a principal forma de combater a doença.

“A melhor forma de combater a tuberculose é com informação e diagnóstico precoce, por isso o Programa Estadual de Combate à Tuberculose intensifica em março as ações com intensa atividade de capacitação técnica no interior do Amazonas”, comentou a diretora.

Sintomas e Tratamento

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose.

Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre baixa no fim da tarde, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A tuberculose também pode se manifestar em outros órgãos (tuberculose extrapulmonar).

O tratamento da tuberculose dura, no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.

Impacto

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as doenças infecciosas, a tuberculose é uma das dez principais causas de morte no mundo, a principal causa de morte entre as pessoas com HIV e uma das principais causas de morte relacionadas à resistência antimicrobiana.

Ainda de acordo com os dados, o Brasil é um dos 30 países com maior carga de tuberculose no mundo, e o Amazonas apresenta a maior taxa de incidência da doença no país, com 72,9 casos por 100 mil habitantes em 2018. Todos os municípios do Amazonas têm casos registrados da doença.

Dia mundial de Combate à Tuberculose

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que acontece no dia 24 de março, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lança, nesta sexta-feira (6), na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, a campanha “É hora de vencer a tuberculose no Amazonas”, com uma programação de ações de alerta e luta contra a doença.

A campanha busca aumentar a conscientização sobre os efeitos da tuberculose e como a doença pode ser interrompida se tratada em tempo oportuno e adequadamente.

Programação

Entre os dias 9 e 13 de março, será realizada Exposição de Tuberculose (EXPOTB) e atualização em diagnóstico e tratamento da tuberculose no município de Itacoatiara (a 176 km de Manaus). No dia 20 de março, será realizada uma assembleia do Comitê Estadual de Tuberculose na Policlínica Cardoso Fontes, no Centro de Manaus.

A programação inclui também uma missa em memória das vítimas de tuberculose, no dia 23 de março, às 18h, na Paróquia São Sebastião, no Centro da capital. No dia 24, serão realizadas palestras durante todo o dia no Centro de Convivência Estadual do Idoso de Aparecida, na zona sul de Manaus. Em 26 de março, vai ocorrer o I Encontro sobre Tuberculose nas escolas estaduais. No dia 27 de março, será realizada uma videoconferência para todos os municípios do Amazonas sobre a campanha.

Ainda na última semana do mês, dos dias 23 a 27, será intensificada a socialização de informações sobre a doença nos meios de comunicação, salas de espera, escolas, busca ativa de casos na comunidade e serviços de saúde, além da realização de exames em todos os municípios do Amazonas.

Leia Mais
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 4 =

Amazonas

Homem flagra idoso estuprando criança de 10 anos, em Manaus

Publicado

em

Testemunha ouviu gritos em área de mata, presenciou crime e acionou a polícia. Abusador é marido da vó da vítima, segundo PM

Um idoso foi preso por estuprar uma menina de 10 anos na manhã deste domingo (20). O crime aconteceu por volta das 8h em uma área de mata próxima de um shopping, localizado no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

Um homem que passava próximo ao local ouviu gritos da criança e se aproximou cuidadosamente e conseguiu flagrar o idoso cometendo o estupro. A testemunha compareceu à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

“A princípio eu pensava que era um casal tendo relações mas achei estranho porque percebi que os gritos pareciam de uma criança e flagrei ele que quando percebeu tentou fugir”, afirmou o autônomo Venaldo Oliveira que testemunhou o crime.

O idoso tentou fugir mas foi preso por policiais da 26° Companhia Interativa Comunitária (Cicom) que realizava patrulhamento no local. Segundo o tenente Ricardo Lima, o idoso é marido da avó da menina.

“A criança mora no Novo Israel mas ele estava com ela pois iam catar latinhas no local. Ele não é parente de sangue da criança mas é padrasto da mãe dela”, disse o tenente Lima.

Fonte: D24am.

Leia Mais

Amazonas

Polícia prende jovem que efetuou disparos contra policias civis, na zona leste de Manaus

Publicado

em

O jovem foi abordado e recebeu voz de prisão após ser reconhecido pelos policiais que estavam em diligências

Paulo Henrique da Silva Teles, 20, foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (21), após efetuar disparos de arma de fogo contra uma equipe policial da Unidade de Apuração de Ilícitos Penais (UAIP) da instituição.

Conforme o delegado Torquato Mozer, titular do 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP), por volta das 11h, dois policiais da UAIP saíram para realizar diligências em torno de um Inquérito Policial (IPL) sobre intervenção policial na comunidade Coliseu, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, quando foram recebidos com disparos de arma de fogo efetuados por Paulo Henrique.

“Após o ato criminoso, a equipe da UAIP compareceu ao 30º DIP, por volta de 12h, nos informando que foram até aquela região para buscar testemunhas de um IPL, envolvendo também policiais que em outro momento foram recebidos com tiros naquele lugar”, comentou o delegado.

De acordo com a autoridade policial, depois da denúncia a equipe do 30º DIP, de imediato, se deslocou à comunidade, com apoio da equipe do grupo Fera, onde realizaram a abordagem do autor.

Segundo o titular, o jovem foi abordado e recebeu voz de prisão após ser reconhecido pelos policiais que estavam em diligências pela UAIP.

Paulo Henrique irá responder pelo crime de tentativa de homicídio. Após os procedimentos cabíveis ele será encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT) e ficará à disposição da Justiça.

Leia Mais

Amazonas

Trio é preso após invadir e roubar casa na zona norte de Manaus

Publicado

em

A dona da residência ainda não foi localizada e o material recuperado foi apresentado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP)

Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante por roubarem uma casa, na madrugada desta sexta-feira (22), na rua 12, quadra 34, da comunidade Oswaldo Frota, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

De acordo com policiais da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), vizinhos viram quando um quarteto chegou na frente da casa, em um carro modelo Palio e entraram na casa durante a madrugada.

Eles fizeram a denuncia e os policiais militares foram até o local. Com a aproximação da polícia um deles fugiu e deixou os três comparsas para trás. Os dois homens e a mulher, tentaram fugir por uma área de mata, mas os policiais continuaram os perseguindo.

O trio então resolveu voltar para a residência onde se trancaram, tentando despistar os policiais militares, mas sem sucesso. Na área de mata, foram encontrados os pertences da casa furtados na área de mata, como ar-condicionado, televisores e outros eletrodomésticos.

Ainda segundo a 15ª Cicom, um dos suspeitos disse que conhecia a dona da casa e sabia que a residência estaria vazia, foi quando combinou o crime. O trio já tinha passagem por diversos crimes, como roubo, furto e tráfico de drogas.

Vizinhos também alertaram os policiais militares que o veículo, tinha sido abandonado na rua Panamá, bairro Nova Cidade, próximo do local e que o grupo, já estava passando pelas redondezas havia alguns dias.

A dona da residência ainda não foi localizada e o material recuperado foi apresentado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o caso foi registrado.

 

Leia Mais

Mais lidas