Connect with us

Amazonas

Após denúncias, Governo do AM decreta suspensão de pagamentos e revisão de contratos referentes à Covid-19

Published

on

Segundo decreto, pagamentos só serão efetivados após parecer da Procuradoria Geral do Estado. Gastos do governo estadual durante pandemia são investigados por CPI da Saúde, Polícia Federal, MPF, dentre outros órgãos.

Após diversas denúncias de irregularidades, o Governo do Amazonas suspendeu os pagamentos, no âmbito na Secretaria de Estado de Saúde (Susam), destinados a aquisições de materiais, equipamentos e prestação de serviços para combate à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 2,8 mil pessoas. O decreto, segundo o governo, será publicado em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (6).

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a CPI da Saúde, instaurada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), são alguns dos órgãos que apuram irregularidades nos gastos do governo diante da pandemia. Na última terça-feira (30), mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal na sede da Susam e no gabinete do governador Wilson Lima.

Conforme o governo, também está suspensa a celebração de novos contratos e de aditivos com a mesma finalidade. Segundo o decreto, os pagamentos só serão efetivados após parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

O governo também informou que a Susam, com o auxílio da PGE-AM, vai realizar a revisão e/ou rescisão dos termos de contrato referentes à prestação de serviços, aquisições de medicamentos e materiais médico-hospitalares para combate à pandemia de Covid-19. “O objetivo é verificar a necessidade dos objetos contratuais tendo em vista os novos dados epidemiológicos da doença”, informou, por meio de nota.

Até domingo (5), o Amazonas registrava mais de 76 mil casos confirmados do novo coronavírus. Desse total, mais de 2,8 mil pessoas já haviam morrido por complicações da Covid-19.

Nesta segunda-feira, o Governo do Amazonas também informou a exoneração das secretárias de Comunicação, Daniela Assayag, e de Saúde, Simone Papaiz, após denúncias de suposto esquema de superfaturamento na compra de respiradores. Papaiz foi solta no sábado (4) após ser presa pela Polícia Federal. Assayag pediu exoneração após investigações da PF e da CPI da Saúde terem apontado o marido dela, Luiz Avelino, como um dos envolvidos no esquema para compra dos aparelhos.

Amazonas

Indústria do AM cresce 65,7% em junho e supera média nacional

Published

on

Desempenho também foi o melhor em relação aos outros estados, seguido do Ceará, com 39,2%, e do Rio Grande do Sul, com 12,6%.

A indústria amazonense cresceu 65,7% em junho deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento foi bem maior do que a média nacional, que foi de 8,9%, e pode refletir o retorno da produção industrial, após o estado viver a pior fase da pandemia do novo coronavírus.

O desempenho também foi o melhor em relação aos outros estados. Com 65,7%, o Amazonas ficou na primeira posição, seguido do Ceará, com 39,2%, e do Rio Grande do Sul, com 12,6%.

O presidente do Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, disse que no mês de abril, 90% da indústria estava paralisada, e voltou a funcionar, em junho, no início da flexibilização. Segundo ele, é possível falar em uma retomada da indústria para repor o estoque das empresas.

“Devemos comemorar, não porque o mercado voltou a consumir, mas porque ele está trabalhando para repor o estoque. E o que nos deixa mais otimistas é que isso está acontecendo no momento que as indústrias começam a se preparar para demanda do final de ano. Esperamos que esse retomo seja mantido até o fim de ano, para preservar os empregos ”, comentou.

No entanto, apesar do crescimento, quando se compara a produção industrial do mesmo período de junho de 2020 com o mesmo mês de 2019, observa-se uma resultado negativo de 10,4%.

No acumulado do ano, no período de janeiro a maio de 2020, houve melhora em relação ao mês anterior, mas ainda com retração de 19,7% se comparado com ao mesmo período de 2019.

De acordo com o IBGE, esses recuos em relação ao ano 2019 refletem o movimento de menor intensidade no ritmo da produção industrial, ainda influenciada pelos efeitos do isolamento social, e que afetou o processo de produção.

Desempenho por atividades

As atividades que tiveram resultado positivo durante o período foram: impressão e reprodução de gravações – discos fonográficos (84,7%), fabricação de produtos de borracha e material plástico – peças plásticas, garrafas e rolhas (26,6%), fabricação de outros equipamentos de transportes – motocicletas e suas peças (15,2%) e fabricação de produtos de metal exceto máquinas e equipamentos – aparelhos de barbear, tampas e capsulas, artefatos para indústria automobilística (10,9%), Outros equipamentos de transportes – motocicletas e suas peças (15,2%).

Já as que tiveram retração foram: fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis – gás natural, gasolina, diesel, nafta e combustíveis (-35,8%), fabricação de bebidas – preparação de xaropes (-21,9%), fabricação de máquinas e equipamentos – ar condicionado parede e janela, terminais bancários, ar condicionado centrar (-21,0%), Fabricação de máquinas e equipamentos e materiais elétricos (-7,5%) (conversores, alarmes, microondas, condutores).

Fonte: G1

Continue Reading

Amazonas

Criança de 4 anos vítima de maus-tratos morre em hospital de Manacapuru, no AM

Published

on

Menina deu entrada em unidade hospitalar no início da semana, recebeu alta, mas voltou a passar mal nessa sexta-feira (7). Conselho Tutelar informou que mãe deve responder por maus-tratos.

Uma criança de 4 anos morreu, nessa sexta-feira (7), no Hospital Pronto Socorro (HPS) Lázaro Reis, em Manacapuru, distante 68 Km de Manaus. Segundo o Conselho Tutelar, a menina foi vítima de maus-tratos. A Polícia Civil (PC) informou que ela apresentava desnutrição, um hematoma no queixo e secreções nos pulmões.

A criança deu entrada na unidade hospitalar no início da semana, apresentando desidratação, conforme o Conselho Tutelar. Ela recebeu alta, mas voltou a passar mal nessa sexta-feira, e foi a óbito.

O órgão informou que a mãe da menina, de 40 anos, é usuária de drogas e tem outros 12 filhos. O Conselho Tutelar afirmou, ainda, que pediu retirada da guarda da criança logo quando ela deu entrada no hospital, mas ainda aguardava decisão da Justiça. A mãe foi identificada e deve responder pelo crime de maus-tratos.

De acordo com a delegada Roberta Merly, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, a equipe médica que cuidava do garota comunicou o Conselho Tutelar, que acionou os policiais civis para informar as circunstâncias do caso.

Segundo a delegada Roberta, os investigadores da delegacia iniciaram apurações sobre a morte da menina, com o intuito de averiguar se houve maus-tratos por parte dos pais da criança. Merly informou que todos os procedimentos cabíveis estão sendo adotados, e que as oitivas estão sendo realizadas.

Continue Reading

Amazonas

PSD Manaus e Solidariedade realizam coletiva de imprensa nesta terça, dia 4

Published

on

Manaus – Os presidentes do Diretório Municipal do PSD, deputado estadual Ricardo Nicolau, e do Diretório Estadual do Solidariedade, deputado federal Bosco Saraiva, realizará nesta terça-feira, 4, uma coletiva de imprensa para falar sobre as eleições municipais.

Ricardo Nicolau lançou sua pré-candidatura a prefeito de Manaus na última sexta-feira, 31, apostando numa gestão de qualidade e na construção coletiva de um plano de soluções viáveis para a cidade. Gestor empresarial e parlamentar ‘ficha limpa’, o pré-candidato tem plena autonomia para definir alianças partidárias e a garantia de tratamento prioritário da Executiva Nacional do PSD.

Continue Reading

Mais lidas