fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Brasil ultrapassa um milhão de casos de dengue em 2021

Foto: divulgação

Brasil – O país relatou desde o início do ano uma contagem de 1.017.278 casos de dengue prováveis e 214 mortes confirmadas devido à infecção. More 687 mortes ainda estão sendo analisadas. Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualmente, a taxa de incidência nacional de dengue é de 501 casos por 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde divulgou estas informações pela última vez em Brasília, na quinta-feira (29).

Da totalidade de casos prováveis, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens. A predominância de indivíduos com a doença entre 30 e 39 anos, seguidos pelas faixas etárias de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Com a maior quantidade absoluta de casos prováveis, Minas Gerais lidera (352.036) entre os estados. No entanto, o Distrito Federal ocupa a primeira posição quando o critério é o coeficiente de incidência: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

Existe uma declaração de emergência em saúde pública no DF, juntamente com outras unidades federativas, em virtude do surto de casos de dengue. Segundo o governador Ibaneis Rocha, ocorre um colapso nas redes de saúde da capital, abrangendo tanto a parte pública quanto a privada.

Januário da Cruz Silva, de 61 anos, um dos pacientes que encontrou dificuldades em obter assistência médica, foi forçado a interromper seu serviço de caminhão de mudanças há aproximadamente uma semana devido à dengue. Ele buscou auxílio na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, em Paranoá, uma região administrativa no DF, após não conseguir atendimento médico adequado em um hospital.

“Procurei a unidade de saúde no sábado, fiz um exame de sangue e o resultado confirmou a dengue. Fui então enviado para o Hospital do Paranoá. Esperei quase cinco horas lá, mas como não havia médicos suficientes, só fui atendido quando obtive a pulseira de emergência vermelha “, disse a Agência Brasil.

Além de Januário, também houve o caso de Glaucilene Cardoso, de 44 anos, que levou sua filha, Isabella Cardoso, de 9 anos, para uma consulta em uma UBS. Isabella foi diagnostica tanto com dengue quanto com COVID-19. “Felizmente, o caso da minha filha não foi grave, nem para a dengue nem para o COVID. Mas fico sempre preocupada”, comentou Glaucilene.

Depois de uma visita à tenda de atendimento em Ceilândia, outra região administrativa do Distrito Federal, Isabella foi diagnosticada e encaminhada para a UBS 7. “Ela apresentou tosse, febre e dores nos olhos e no corpo por seis dias”, Glaucilene descreveu os sintomas de ambas as doenças observados em sua filha. Ela elogiou as equipes de saúde, afirmando: “Eles sempre fornecem um bom serviço por aqui”.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, prevê que o Brasil possa ter este ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que chegou a 1.658.816 casos. O Ministério da Saúde, em colaboração com os estados e municípios, planeja realizar uma campanha nacional de combate à doença, o Dia D, no próximo sábado (2). Com a iniciativa chamada “Brasil Unido Contra a Dengue”, serão promovidas atividades de orientação à população sobre os cuidados a serem tomados para prevenir a propagação da doença.

Os principais indicativos da dengue incluem febre alta súbita, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores musculares. A principal forma de transmissão da dengue para os seres humanos é por meio da picada das fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti.

Os estados de Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, e o Distrito Federal, além de 154 municípios, já declararam a situação de emergência devido à dengue.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/brasil-tem-mais-de-um-milhao-de-casos-de-dengue-este-ano/