Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Candidatos do Enem 2023 em Manaus encontram dificuldades com o tema da redação, considerando-o “difícil” e “confuso”

"ENEM 2023 - DOMINGO (5) - MANAUS (AM) - Candidatos após saída da prova do Enem na unidade do CMPM V em Manaus — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

Candidatos de Manaus avaliam como “difícil” e “confuso” o tema da redação do Enem 2023

No último domingo, dia 5 de novembro, centenas de candidatos em Manaus participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e tiveram que enfrentar o desafio de desenvolver uma redação sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Para muitos dos estudantes, o tema da redação foi considerado difícil e confuso. No entanto, especialistas consultados pelo g1 observam que o tema está dentro do perfil de prova do Enem, por tratar de um problema social relevante e exigir uma proposta de intervenção.

Entre os depoimentos dos candidatos, Miguel de Oliveira, de 17 anos, estudante do ensino médio, avaliou o primeiro dia do exame como cansativo. Ele afirmou ter gostado do tema da redação, mas admitiu que foi cansativo e um pouco difícil. Apesar disso, o estudante se mostrou confiante em relação ao resultado do exame e busca uma vaga nas áreas de engenharia ou ciência da computação.

Nicole Vitória, de 17 anos, também candidata ao Enem, classificou as provas como fáceis, mas se surpreendeu com o tema da redação. Ela comentou que estava preparada para qualquer assunto, mas o tema escolhido pela organização a pegou de surpresa. Nicole sonha em cursar enfermagem em uma faculdade pública.

Já Anne Talyta, de 17 anos, participou pela primeira vez do Enem e se mostrou otimista com o exame, apesar de considerar a prova como difícil. Ela destacou que as questões apresentavam textos enormes e uma linguagem complicada, o que dificultou a interpretação. Anne sonha em cursar medicina e direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Por sua vez, Júlio César Abreu, de 15 anos, participou do Enem para adquirir mais experiência para os próximos anos. Como está no primeiro ano do ensino médio, ele considerou a prova difícil, por abordar assuntos que ainda não estudou. No entanto, Júlio gostou do tema da redação e disse que, para ele, foi uma tarefa tranquila, já que pratica métodos de redação regularmente. O sonho do jovem é se tornar médico.

As provas do Enem 2023 serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No estado do Amazonas, as provas serão aplicadas em 57 municípios, em 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação. Os candidatos aguardam ansiosos pela divulgação do gabarito oficial.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/05/candidatos-do-enem-2023-em-manaus-avaliam-tema-da-redacao-como-dificil-e-confuso.ghtml