Connect with us

Amazonas

Com comitê de atenção ao coronavírus criado em Manaus, secretário de saúde diz que ‘Não há motivo para pânico’

Publicado

em

Procura por máscaras e álcool em gel teve aumento em farmácias na capital após confirmação do primeiro caso de infectado no Brasil.

Com o primeiro caso de coronavírus no Brasil confirmado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (25), em São Paulo, secretarias de saúde do Amazonas e de Manaus atuam com plano de contingência e atenção ao vírus e afirmam que Estado está preparado para enfrentar um eventual problema de saúde pública. Ambos os órgãos afirmam que não há motivo para pânico.

Um comitê de atenção ao vírus foi criado, em conjunto, pelas secretarias municipal e estadual, sob orientações em conjunto com o Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, o Estado já vem se preparando e intensificando as ações em função da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que costuma aumentar no período de chuva.

“Criamos o Comitê com ênfase no coronavírus, que é um vírus novo, mas as medidas de controle são basicamente as mesmas. Então, diante da entrada de um novo vírus, a gente mantém o controle do que já vem sendo feito e fica atento às novas recomendações do Ministério da Saúde”, disse o secretário.

Segundo o secretário municipal de saúde Marcelo Magaldi, não há motivos para a população entrar em pânico, mas é necessário redobrar os cuidados para evitar o contágio.

“Manaus está preparada. [se houver suspeita] a porta de entrada é a unidade básica de saúde, mas, se for um caso mais agravante, o paciente é encaminhado à sala de verificação. Para evitar o contágio é importante manter as mãos limpas, usar o antebraço para tossir ou espirrar. E utilizar álcool gel.

Secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi diz que não há motivo para pânico. — Foto: Rebeca Beatriz. G1/AM.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), insumos e medicamentos para o tratamento dos sintomas estão sendo reforçados em toda rede de saúde, afirma a prefeitura. O órgão afirma também que a equipe de Vigilância Epidemiológica vem acompanhando todos os rumores, informes, boletins epidemiológicos mundiais e nacionais para uma pronta resposta.

Precaução

Em farmácias pela capital amazonense, funcionários relatam alta procura por máscaras de proteção e álcool em gel – produtos listados como prioridade na prevenção. A atendente de uma farmácia no Petrópolis, Zona Sul de Manaus, Irene Paes disse que todas as máscaras foram vendidas e há dificuldade de encontrar o produto também nas distribuidoras.

“A busca por álcool em gel e máscara tem aumentado esses últimos dias devido a esse novo vírus. Temos o álcool em gel, mas máscaras não temos no momento. Iremos providenciar”, contou.

Fonte: G1

Amazonas

Protocolo contra a Covid-19 desenvolvido pelo Grupo Samel é utilizado com sucesso no Paraguai; veja vídeo

Publicado

em

O presidente do grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, vem informar que os estudos do uso da proxalutamida, para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, se estenderam e colaboramos com o Hospital Barrio Obreiro, em Assunção, capital do Paraguai, no último mês, ao realizar o teste com fármaco em 25 pacientes, muitos em estado grave.

A nossa expectativa com o uso do medicamento foi bastante satisfatória frente aos resultados positivos que já obtemos não só aqui em Manaus, mas também no Paraguai e no mundo. O uso emergencial do fármaco já está em demais continentes, como a África e na região da Índia, que já se preparam para os testes com a droga.

Temos a certeza que este é um método ideal para o tratamento da Covid para, assim, termos mais vidas salvas. Nosso compromisso com a saúde, a ciência e a vida se fortalece a cada avanço que damos neste intenso combate!

Veja vídeo:

Fonte: Portal CM7

Leia Mais

Amazonas

Mais 221 e 5 mortes por Covid-19, são registradas no Amazonas

Publicado

em

Amazonas – O estado registrou mais cinco mortes por Covid -19, neste domingo (4), sendo duas ocorridas nas últimas 24 horas e três registradas em dias anteriores, porém confirmadas agora. O total de vidas perdidas para essa doença desde o início da pandemia subiu para 13.342 no estado.

Foram confirmados 221 novos casos da doença, o que totaliza 404.045 registros no estado, segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 383 pacientes internados em Manaus, sendo 197 em leitos clínicos (34 na rede privada e 163 na rede pública), 185 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (36 na rede privada e 149 na rede pública) e um em sala vermelha na rede pública.

Há, ainda, outros 35 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 29 estão em leitos clínicos (sete na rede privada e 22 na rede pública) e seis estão em UTI na rede pública.

No boletim consta, também, que há outros 45 pacientes internados com Covid-19 na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São três em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 42 em leitos clínicos.

Dos 404.045 casos confirmados no Amazonas até este domingo, 188.364 são de Manaus (46,62%) e 215.681 do interior do Estado (53,38%).

Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.177 óbitos confirmados em decorrência de Covid-19. Todos os municípios têm óbitos confirmados, totalizando 4.165 no interior.

O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Ao todo, cinco municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Amaturá, Apuí, Atalaia do Norte, Silves e Tapauá.

Leia Mais

Amazonas

Assaltantes armados perseguem trabalhador no bairro do Alvorada

Publicado

em

Onda de assaltos preocupam moradores de Manaus. Um vídeo enviado para o Portal Cm7 mostra um jovem sendo perseguido por homem armado no bairro do Alvorada I, zona Centro-Oeste da capital.

Os assaltantes estavam em uma motocicleta XRE 300 e pararam na frente de uma residência, supostamente para realizar furtos, mas é neste momento que o trabalhador passa com uma mochila nas costas pelos criminosos e começa ser perseguido por um dos homens. A vítima corre e os dois ladrões seguem a sua procura.

Não há informações sobre a vítima ou os criminosos.

Leia Mais

Mais lidas