Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Congresso Nacional sobre Missão acontecerá na próxima semana na Arquidiocese de Manaus

Catedral Metropolitana de Manaus. — Foto: Divulgação/Semcom

Participantes de todas as partes do Brasil se reunirão na Arquidiocese de Manaus de 10 a 15 de novembro para o 5º Congresso Missionário Nacional. Esse evento, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontecerá no Studio 5, localizado na Zona Sul da capital amazonense.

Com uma estrutura metodológica que contempla conferências, painéis temáticos, grupos temáticos e oficinas, o congresso oferecerá aos participantes a oportunidade de refletir sobre a responsabilidade das Igrejas locais com a missão além-fronteiras. Durante as manhãs, ocorrerão as atividades concentradas, enquanto as tardes serão reservadas para os Grupos Temáticos e Oficinas. Celebrações, visitas missionárias às comunidades e momentos culturais também estão previstos para acontecer ao longo dos dias.

Uma parte significativa do congresso será composta pelas cinco conferências que buscarão aprofundar o tema central do evento. Essas conferências contarão com a participação de conferencistas que desempenham um papel crucial na estrutura do congresso, auxiliando os participantes a aprofundar sua espiritualidade missionária, pensar criticamente e se envolver com o assunto em questão.

A primeira conferência, que acontecerá no sábado (11), terá como tema “Corações ardentes, pés a caminho: abordagem bíblica (cf. Lc 24,13-35)” e contará com a presença da Ir. Zuleica Silvano (Paulina) como conferencista. No domingo (12), será a vez da segunda conferência com o tema “Da Amazônia aos confins do mundo”, que será conduzida pelo Pe. Zenildo Lima da Silva, Vice-presidente da CEAMA. Já a terceira conferência, que ocorrerá na segunda-feira (13), abordará a “Responsabilidade da Igreja local pela Missão Universal” e ficará a cargo do Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo da Diocese de Araçuaí (MG). Na terça-feira (14), o Pe. Estêvão Raschietti, missionário xaveriano, ministrará a quarta conferência com o tema “Até os confins do mundo”. Por fim, a quinta e última conferência terá como tema “As POM a serviço da missão universal da Igreja” e receberá a Ir. Regina da Costa Pedro, Diretora Nacional das POM como conferencista.

O objetivo dessas conferências é estimular a reflexão e facilitar o diálogo, proporcionando aos participantes uma verdadeira vivência do Evangelho. Com uma programação diversificada e conteúdos relevantes, o 5º Congresso Missionário Nacional promete ser um evento enriquecedor para todos os envolvidos.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/06/arquidiocese-de-manaus-recebe-congresso-nacional-sobre-missao-na-proxima-semana.ghtml