Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

David Almeida visita Unidade Móvel da Saúde da Mulher na zona Norte de Manaus

Foto: divulgação

Manaus – O alcaide de Manaus, David Almeida, partiu, na segunda-feira, 19/2, para uma visita à Unidade Móvel de Saúde da Mulher, situada na zona Norte da capital, com a finalidade de monitorar os atendimentos proporcionados no local.

Esta semana será a derradeira de atendimentos da unidade na rua Vitória-Régia, localizada no bairro Santa Etelvina, em posição oposta ao 26° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Sem mais delongas, na semana seguinte, mais precisamente, 26/2, a unidade será alocada no estacionamento do shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus.

Em meio aos atendimentos iniciais do dia, o alcaide atentou-se ao feedback das pacientes que aproveitavam a ocasião para realizar uma chequeagem completa, visto a diversidade de exames e serviços direcionados ao público feminino.

“Ela, a unidade móvel de saúde da mulher, possibilita consultas médicas, pré-natal, mamografias, ultrassonografias, exames preventivos, planejamento reprodutivo, vacinação, fornecimento de medicamentos. Trata-se da prefeitura provendo assistência de saúde de qualidade para o povo de Manaus, em especial nos locais onde há falta de atendimento. Isso nos possibilita melhorar nossos índices municipais”, ressaltou Almeida.

No ano anterior, as Carretas da Mulher proporcionaram mais de 44,6 mil procedimentos, sendo 9,6 consultas médicas, 5,8 mil consultas de enfermagem, 14,8 mil ultrassonografias, 4,2 mil exames preventivos, mais de 4 mil mamografias e mais de 2 mil distribuições de medicamentos.

Usuárias como Ivone Araújo e Márcia Cristina afirmam que essa é uma chance exclusiva de realizar exames de uma vez só, em um local próximo de suas residências, evitando a necessidade de agendar consultas. “Aqui você consulta com o médico, recebe os encaminhamentos e já realiza os exames na carreta mesmo. Isso facilita nossa vida”, afirmou Ivone.

Para Márcia, a eficiência e rapidez do atendimento foram pontos fortes. “Aqui a gente tem a consulta com o médico, já vamos realizar o exame. Facilitou muito, muito mesmo”, completou.

A enfermeira referência da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, denominada Carreta 02, Dara Luíza, mencionou que os atendimentos na rua Vitória-Régia, no bairro Santa Etelvina, irão se estender até esta sexta-feira, 23/2, quando a unidade completará um mês de funcionamento naquele local.

O funcionamento da unidade ocorre das 7h às 17h, sem a exigência de pré-agendamento.

“A partir da semana que vem, nós vamos retornar ao shopping Phelippe Daou. Começamos lá após a inauguração da carreta, e agora vamos voltar para disponibilizar a nossa gama de serviços,” divulgou a enfermeira responsável.

A lista de serviços oferecidos inclui consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, atendimento pré-natal, planejamento reprodutivo, coleta de exames preventivos, testes rápidos para detecção de IST e fornecimento de medicamentos.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher são ações da Semsa para ampliar a cobertura da atenção primária em áreas de alta demanda e carência de assistência nas zonas Norte, Leste e Oeste.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/cidades/david-almeida-acompanha-atendimentos-na-unidade-movel-da-saude-da-mulher-na-zona-norte-de-manaus/