Connect with us

Amazonas

Dentista denuncia supostos policiais por abordagem violenta em Manaus

Publicado

em

Responsáveis pela ação não foram identificados, mas investigações da polícia e Corregedoria não avançam.

Um dentista foi confundido com um traficante e algemado no meio da rua em uma abordagem violenta no dia 22 de novembro, em Manaus. Porém, a polícia ainda não conseguiu identificar se os responsáveis pela ação são policiais ou não e, mesmo assim, as investigações não avançaram.

A ação aconteceu próximo à Arena da Amazônia. Ele dirigia seu carro, quando dois homens armados – um deles com colete à prova de balas – descem de outro veículo à frente e se identificam como policiais. O dentista foi retirado do carro, algemado, ecolocado no carro dos supostos policiais, enquanto um homem entra em seu veículo.

“Quando ele fechou, saiu do carro, do banco traseiro do passageiro, armado, gritando ‘Polícia! Denúncia de drogas no seu carro!’. O motorista também saiu armado. E já foi puxando, eu levantei a mão para dizer que não tinha nada. Aí, mandaram eu sair do carro”, relatou a vítima, afirmando que os supostos policiais pediam por droga. “Ele queria a droga. Ele perguntou por um traficante, se eu o conhecia. Enfim, eu não o conheço, não uso, nunca usei. Tive que passar por contratempos, constrangimentos de graça”, contou.

Os supostos policiais ficaram com o dentista por aproximadamente 30 minutos e o abandonaram na Zona Norte de Manaus. Ele registrou queixa na Polícia Civil e também na Corregedoria, mas até agora nada foi feito.

Eles apenas disseram: ‘Vou te soltar porque eu sou gente boa’. Mandou eu sair do carro sem olhar para trás e só. Esse ‘não olhar para trás’ provavelmente, se eu olhasse, também poderia atirar”.

No carro do dentista, os supostos policiais encontraram apenas sacos com farinha de uarini que seriam entregues ao pai dele. Por ter sido algemado com força, ele está com o movimento da mão direita comprometido.

“Fiquei com uma parestesia, o termo correto, no nervo braquial. Não sei se tem como ver, mas ainda está a marca aqui no punho, as algemas. Eles fizeram, por assim dizer, com bastante intensidade, com bastante força mesmo e deixaram bem apertado. Eu não sei se com os bandidos é assim, de verdade, eu não sei. Se fica lesionado bastante tempo. E 15 dias de atestado sem trabalhar. Eu durmo 22h e entre 1h30 e 2h, eu acordo e fico pensando na cena. ‘por que eu não fiz isso, porque eu não fiz aquilo? por que eu não desviei, por que eu não corri?’ Se eu corresse, poderiam ter atirado. E por assim dizer, incapacitado de solucionar, o que é pior. Não é inútil, porque não é o tempo correto, mas é incapaz. Eu me senti um incapaz!

Em nota, a Corregedoria Geral disse que recebeu denúncia e instaurou uma sindicância para aprofundar investigações sobre os supostos agentes da segurança. A nota diz ainda que não há, até o momento, elementos que confirmem que os autores do crime sejam, de fato, policiais.

Amazonas

Operação apreende quase duas toneladas de drogas e 1,3 quilo de ouro no interior do AM

Publicado

em

A Operação Ágata Amazônia resultou na apreensão de 1,8 tonelada de drogas e 1,3 quilo de ouro no município de Japurá, no interior do Amazonas. As ações foram realizadas entre sábado e segunda-feira (8 e 10).

Também foram apreendidos quatro fuzis, 10 carregadores, 266 munições calibre 5,56 milímetros, um telefone satelital e três embarcações de pequeno porte com motor de popa, utilizadas no transporte do material ilícito.

A operação está em andamento na região desde o dia 3 de maio. As atividades foram conduzidas por militares embarcados no Navio Patrulha Fluvial Amapá. A primeira ação, ocorrida no dia 8, resultou na apreensão de 1,3 quilo de ouro, uma balança de precisão, duas armas, munições calibre 28 milímetros, 15 cilindros de oxiacetileno e animais silvestres.

Já no dia 9, nas proximidades do Lago do Tabaco, em Japurá, foram apreendidos 155 quilos de cocaína, 705 quilos de maconha do tipo Skunk oriundos da Colômbia, duas embarcações e cerca de 17 mil reais em espécie.

Duas pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em um local onde funcionava a base para escoamento dos entorpecentes.

No dia 10, foram apreendidos 985 quilos tipo Skunk, armamentos, munições e uma embarcação utilizada no transporte do material ilícito.

A Ágata é Operação Conjunta do Ministério da Defesa conduzida pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, com a participação de agentes da Polícia Federal e das Polícias Militar, Civil e Ambiental do Estado do Amazonas, e tem o propósito de reprimir e prevenir crimes transfronteiriços. As ações ocorrem na região da Tríplice Fronteira, nos rios Solimões, Içá e Japurá.

Leia Mais

Amazonas

Corpo de adolescente de 14 anos é encontrado às margens do Rio Negro, em Manaus

Publicado

em

O corpo de um adolescente de 14 anos foi encontrado às margens do Rio Negro, na orla do bairro Educandos, em Manaus. na tarde desta terça-feira (11). Ele foi levado para a base do Pelotão Fluvial, no Centro.

O jovem havia desaparecido poucas horas antes, quando nadava no rio com outros dois colegas.

De acordo com informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o adolescente estava brincando no rio com os colegas. Eles apostaram para ver quem chegaria mais rápido em outra parte do rio.

Os bombeiros foram informados pelos colegas do jovem que talvez ele tenha sentido cãibra em um dos mergulhos, e por isso não retornou.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Barbosa Amorim, foi um dos que participaram do resgate. A equipe, segundo ele, foi acionada por volta das 15h30, e o resgate foi feito às 17h20.

Ainda segundo a corporação, o adolescente sabia nadar um pouco, mas nesses casos, a correnteza costuma ser muito forte. O corpo do adolescente foi reconhecido por familiares e removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Leia Mais

Amazonas

Detran faz mutirão de renovação de CNH em Manaus

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) vai realizar, no sábado (15), um mutirão com 840 agendamentos exclusivamente para o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Manaus .

Os agendamentos estão abertos a partir desta quarta-feira (12) e podem ser feitos pelo site www.detran.am.gov.br.

No sábado, o atendimento ocorre de 8h às 16h e será exclusivamente para a renovação da CNH. É necessário agendar o serviço.

Serão disponibilizados 20 guichês do setor de habilitação para o atendimento ao público, obedecendo todas as medidas de prevenção da pandemia.

Documentos

 

Para o serviço de renovação da Carteira de Habilitação, o motorista deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

  • RG ou documento oficial equivalente;
  • comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

 

Quando se tratar de renovação nas categorias C, D e E, o condutor deverá ainda apresentar o laudo do exame toxicológico, que pode ser feito nos Laboratórios Credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Leia Mais

Mais lidas