Connect with us

Polícia

Dra. Mayara propõe audiência para discutir reforma tributária e proteção à Zona Franca de Manaus

Publicado

em

“Esta Casa não pode ficar omissa diante de uma situação tão delicada, pois o perigo é real e precisamos mostrar ao País, que todo o Amazonas está mobilizado na defesa dos interesses econômicos e da população”. Esse foi o tom do discurso da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis(PP), durante sessão plenária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas.

De acordo com a parlamentar, a reforma tributária, em discussão em Brasília, é de fundamental para o Estado, pois pode acabar com os incentivos a Zona Franca de Manaus (ZFM) e assim prejudicar a nossa economia. O modelo já se mostrou viável e benéfico ao Amazonas porque contribui para a geração de emprego e renda.

Essa simplificação da cobrança de impostos, que consta na reforma, acabaria com todos incentivos fiscais no Brasil inclusive com a ZFM, deixando o desenvolvimento regional por causa de fundos específicos.

“Confio muito na nossa bancada federal para que os interesses do estado sejam preservados. Também sugeri um requerimento para a realização de uma audiência pública, na qual o relator da matéria possa vir a esta Casa Legislativa prestar esclarecimentos”, reforçou Mayara Pinheiro.

Pacto Federativo

A deputada também falou nesta terça sobre a importância da discussão do papel da Amazônia dentro do Pacto Federativo. Essa proposta debate propostas como emenda à Constituição da cessão onerosa, prevendo que a União compartilhe com estados e municípios os recursos arrecadados nos leilões do pré-sal.
No site do relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o senador Cid Gomes, do Ceará, está disponível um aplicativo pelo qual é possível descobrir os valores destinados para cada estado e município.

“Vão ser R$ 478 milhões a mais para o Amazonas, os quais podem ser investidos em obras. Já para a minha querida Coari, são mais R$ 3,2 milhões em cada futuro leilão. A propositura já tem a aprovação da Câmara dos Deputados e, se for aceita pelo Senado, sem alterações, poderá ser promulgada pelo Congresso Nacional por se tratar de uma PEC” afirmou Dra. Mayara.

Outro ponto importante, que faz parte do pacto federativo, é a nova distribuição do Fundo Social do pré-sal que ficará da seguinte forma: 30% vão continuar no Fundo Social; 30% para fundos de Participação dos Estados (FPE) e de Participação dos Municípios (FPM); 20% serão de investimentos da União em saúde e em educação; e os últimos 20% para um fundo de expansão dos gasodutos.

Leia Mais

Polícia

Jovem é executado por pistoleiros na zona leste de Manaus

Publicado

em

Renan Melo de Oliveira, 23, morreu após ser alvejado com vários disparos de arma de fogo, na noite deste sábado (20), na rua Eucalipto, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o crime aconteceu por volta de 22h40, quando Renan e um amigo de 21 anos, estavam na rua Eucalipto. Um carro modelo celta, de cor e placa ainda não identificadas, se aproximou dos jovens e disparou diversas vezes em direção a dupla, fugindo logo em seguida.

Os jovens foram socorridos e levados para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, onde por volta de 23h, Renan não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.

A outra vítima, de 21 anos, foi alvejado por quatro disparos de arma de fogo, em várias partes do corpo e segue internado no hospital. O caso corpo de Renan foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

 

Leia Mais

Amazonas

Após tentar fugir da polícia, homem é preso com drogas e armas na zona centro-oeste de Manaus

Publicado

em

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso em uma casa no beco Santa Terezinha, no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste da Capital, após tentar fugir da polícia nesta sexta-feira (19).

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, as equipes estavam patrulhando na região quando avistaram o suspeito, que tentou fugir pulando por telhados de casas no local, se escondendo em uma quitinete, posteriormente.

Após os policiais fazerem as buscas na região, encontraram o suspeito, com um revólver 38, seis munições, um simulacro caseiro, uma balança de precisão, um bloco de registros, além de 5 porções de cocaína, 21 porções de maconha e 242 pinos de cocaína.

O homem e seus pertences foram apreendidos e encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com os procedimentos sendo adotados no local.

 

Leia Mais

Amazonas

Homem é esfaqueado pelo irmão durante briga familiar em Manaus

Publicado

em

Uma discussão entre familiares foi parar na polícia e no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, após um deles ser esfaqueado, enquanto tentava impedir uma briga. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (19), no bairro do Mutirão, na zona norte de Manaus.

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, Breno dos Santos, 25, foi levado ao hospital com uma facada no braço. Segundo Santos, a confusão aconteceu após ele chegar em casa e ver o irmão brigando com a irmã, sendo esfaqueado enquanto tentava intervir.

Breno, antes de ser levado ao hospital, ficou agonizando, recebendo ajuda de sua família, posteriormente. Ele foi encaminhado para a emergência e não corre riscos de vida. O suspeito ainda não foi preso. A polícia civil deve assumir as investigações do caso.

De acordo com o hospital, Breno está consciente e ficará em observação pela equipe do hospital até receber alta médica.

 

Leia Mais

Mais lidas