Connect with us

Amazonas

Escândalo: Fantástico expõe a Prefeitura de Manaus no esquema fura-fila da vacina contra a Covid; veja vídeo

Publicado

em

Manaus (AM) – Mais uma vez a capital amazonense virou manchete nacional devido a má gestão dos governantes. Desta vez, uma reportagem especial exibida na noite do último domingo (31), pelo programa ‘Fantástico’, da rede Globo, expôs o depoimento das irmãs Lins, acusadas de furarem a fila da vacinação contra a Covid-19 em Manaus, e também a estratégia da prefeitura de ter contratado jovens médicos na tentativa de burlar o sistema padrão.

Depoimento das irmãs

De acordo com Gabrielle e Isabelle Lins, no dia 11 de janeiro elas foram convocadas para uma reunião, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Na reunião, ficou claro a necessidade de ter mais profissionais de saúde atuando na linha de frente em combate à Covid-19, e elas aceitaram a oferta de trabalhar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Prefeitura de Manaus.

Ainda durante a reunião, foi combinado pelo assessor da Semsa, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, que elas seriam contratadas por uma empresa dele, e que essa empresa prestaria serviço para a prefeitura. No caso, segundo a lei, se trataria de uma pejotização.

No entanto, de acordo com a Secretária de Saúde do município, Shadia Fraxe, esse processo de contratação sugerido por Djalma iria demorar, e eles precisavam urgentemente de mais médicos. Diante disso, no dia 18 de janeiro a Prefeitura de Manaus burlou uma estratégia para efetuar uma contração rá

pida, e com isso infringiu a lei.

Subestimando a inteligência da população, o prefeito David Almeida nomeou além das irmãs, mais oito jovens médicos, todos com o cargo de ‘gerentes de projetos’.

Essa estratégia foi adotada pela Prefeitura de Manaus justamente pelo cargo não exigir um concurso público para ser ingressado, no entanto, o salário pelo mesmo é de R$9 mil por pessoa.

Com a nomeação consolidada, todos os dez médicos foram vacinados no dia 19 de janeiro. Todos também estão sendo investigados.

O que diz a justiça

De acordo com o Promotor de Justiça, Armando Gurgel Maia, a atitude da prefeitura infringe a lei e configura o crime de falsidade ideológica, “Essa informação de tá contratando médicos mas com o cargos diferente, configura falsidade ideológica. Você tá incluindo em documento uma informação que não condiz com a realidade”.

Diante do exposto, segundo o promotor, já há elementos suficiente para que comprove que houve uma contratação em desconformidade com a lei.

David Almeida acredita está certo

Durante a entrevista, o prefeito David Almeida afirma que o ato foi legal, porque o médicos além de atenderam os pacientes, também precisam elaborar projetos.

David então acredita que a estratégia usada foi justa, mesmo que ela tenha privilegiado várias pessoas na

fila da vacinação, enquanto até o momento há centenas de profissionais de saúde que não foram vacinados e estão lutando desde abril do ano passado para combater a Covid-19.

Veja a reportagem completa:

Amazonas

Operação apreende quase duas toneladas de drogas e 1,3 quilo de ouro no interior do AM

Publicado

em

A Operação Ágata Amazônia resultou na apreensão de 1,8 tonelada de drogas e 1,3 quilo de ouro no município de Japurá, no interior do Amazonas. As ações foram realizadas entre sábado e segunda-feira (8 e 10).

Também foram apreendidos quatro fuzis, 10 carregadores, 266 munições calibre 5,56 milímetros, um telefone satelital e três embarcações de pequeno porte com motor de popa, utilizadas no transporte do material ilícito.

A operação está em andamento na região desde o dia 3 de maio. As atividades foram conduzidas por militares embarcados no Navio Patrulha Fluvial Amapá. A primeira ação, ocorrida no dia 8, resultou na apreensão de 1,3 quilo de ouro, uma balança de precisão, duas armas, munições calibre 28 milímetros, 15 cilindros de oxiacetileno e animais silvestres.

Já no dia 9, nas proximidades do Lago do Tabaco, em Japurá, foram apreendidos 155 quilos de cocaína, 705 quilos de maconha do tipo Skunk oriundos da Colômbia, duas embarcações e cerca de 17 mil reais em espécie.

Duas pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em um local onde funcionava a base para escoamento dos entorpecentes.

No dia 10, foram apreendidos 985 quilos tipo Skunk, armamentos, munições e uma embarcação utilizada no transporte do material ilícito.

A Ágata é Operação Conjunta do Ministério da Defesa conduzida pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, com a participação de agentes da Polícia Federal e das Polícias Militar, Civil e Ambiental do Estado do Amazonas, e tem o propósito de reprimir e prevenir crimes transfronteiriços. As ações ocorrem na região da Tríplice Fronteira, nos rios Solimões, Içá e Japurá.

Leia Mais

Amazonas

Corpo de adolescente de 14 anos é encontrado às margens do Rio Negro, em Manaus

Publicado

em

O corpo de um adolescente de 14 anos foi encontrado às margens do Rio Negro, na orla do bairro Educandos, em Manaus. na tarde desta terça-feira (11). Ele foi levado para a base do Pelotão Fluvial, no Centro.

O jovem havia desaparecido poucas horas antes, quando nadava no rio com outros dois colegas.

De acordo com informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o adolescente estava brincando no rio com os colegas. Eles apostaram para ver quem chegaria mais rápido em outra parte do rio.

Os bombeiros foram informados pelos colegas do jovem que talvez ele tenha sentido cãibra em um dos mergulhos, e por isso não retornou.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Barbosa Amorim, foi um dos que participaram do resgate. A equipe, segundo ele, foi acionada por volta das 15h30, e o resgate foi feito às 17h20.

Ainda segundo a corporação, o adolescente sabia nadar um pouco, mas nesses casos, a correnteza costuma ser muito forte. O corpo do adolescente foi reconhecido por familiares e removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Leia Mais

Amazonas

Detran faz mutirão de renovação de CNH em Manaus

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) vai realizar, no sábado (15), um mutirão com 840 agendamentos exclusivamente para o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Manaus .

Os agendamentos estão abertos a partir desta quarta-feira (12) e podem ser feitos pelo site www.detran.am.gov.br.

No sábado, o atendimento ocorre de 8h às 16h e será exclusivamente para a renovação da CNH. É necessário agendar o serviço.

Serão disponibilizados 20 guichês do setor de habilitação para o atendimento ao público, obedecendo todas as medidas de prevenção da pandemia.

Documentos

 

Para o serviço de renovação da Carteira de Habilitação, o motorista deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

  • RG ou documento oficial equivalente;
  • comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

 

Quando se tratar de renovação nas categorias C, D e E, o condutor deverá ainda apresentar o laudo do exame toxicológico, que pode ser feito nos Laboratórios Credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Leia Mais

Mais lidas