Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Escola do Teatro Bolshoi abre processo seletivo para alunos do Amazonas

Foto: divulgação

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial da renomada instituição russa no país, abrirá suas portas pela primeira vez no Amazonas para uma pré-seleção de novos alunos, iniciativa pioneira que ocorrerá em 2024. Alunos da rede pública de ensino poderão se inscrever gratuitamente até o dia 27 de fevereiro.

A iniciativa, centrada na capital Manaus, tem como objetivo fortalecer e enriquecer a cultura local com o ballet, dando aos residentes do Amazonas a rara oportunidade de fazer parte de uma das instituições de dança mais prestigiadas do Brasil. Estudantes de 9 a 17 anos da rede pública estão convidados a realizar inscrição gratuita.

As inscrições podem ser feitas online através do site da escola, https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes. Os candidatos precisam ter à disposição documentos como RG, CPF e certidão de nascimento. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada através do envio de um e-mail para producao4@escolabolshoi.com.br, necessário também apresentar comprovante de matrícula.

Em entrevista ao portal da escola, Sylvana Albuquerque, coordenadora de Audições da Escola Bolshoi, expressou seu entusiasmo com a novidade. Ela destacou que essa iniciativa inédita no estado é um esforço para incluir a riqueza artística da região na tradição da escola e para identificar talentos emergentes.

Localizada em Joinville (SC), a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil capacita artistas da dança usando a metodologia Vaganova e disciplinas complementares. A instituição possui um registro notável de concessão de 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos, com uma seleção anual para o ingresso de novos talentos.

A avaliação preliminar será realizada no dia 29 de fevereiro no Teatro do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu), um parceiro estratégico da Escola Bolshoi.

O processo de seleção delineia duas categorias: “Chamada Especial”, para candidatos com experiência anterior em dança, e “Seleção Nacional”, sem necessidade de experiência prévia em dança. Cada categoria tem um horário fixo para avaliação e requerimentos específicos de idade.

Os estudantes selecionados na pré-avaliação avançarão para a etapa final, competindo por uma vaga no aclamado curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi em Joinville.

As diretrizes completas para a inscrição, incluindo o código de vestimenta e os critérios de avaliação, estão disponíveis no edital no site da escola.

Fonte: https://cm7brasil.com/estilo/cultura/escola-do-teatro-bolshoi-no-brasil-abre-seletiva-para-estudantes-do-amazonas/