Connect with us

Amazonas

‘Esperança’, diz paciente do AM após conseguir na Justiça direito a tratamento com ‘pílula do câncer’

Publicado

em

Medicamento não é reconhecido pela Anvisa, mas pesquisas mostram eficácia da substância. “Eu quis me dar uma chance para tentar um tratamento alternativo”, diz professora aposentada de Manaus após seis anos de luta contra câncer.

A professora aposentada Inez Pedrosa França, 46, conseguiu, por meio de decisão judicial, autorização para manter o tratamento com fosfoetanolamina, a ‘pílula do câncer’. O medicamento, que surgiu como promessa de cura ao câncer, apesar de não ser reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vem sendo produzido por alguns laboratórios no Brasil e mostrado resultados eficazes. Pacientes já tiveram aval da Justiça para conseguirem autorização ao tratamento.

Inez está entre as mais de 4.230 mil pessoas que possuem algum tipo de câncer no Amazonas, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O levantamento aponta que, em todo o país, mais de 685.960 mil brasileiros têm a doença. O instituto estima, ainda, que em 2020 o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer. Destes, 50,3% deverão ocorrer em homens e 49,7% em mulheres.

Há seis anos, a aposentada vem enfrentando uma batalha diária contra o câncer de mama, o que a levou a requerer na Justiça, em julho de 2018, um primeiro alvará para ter acesso a um tratamento alternativo com o uso de fosfoetanolamina. O parecer do juiz concedeu o direito a Inez, mas, este ano, o laboratório que fabricava as cápsulas deixou de produzi-las.

A professora aposentada contou que teve de entrar com um novo pedido para manter o tratamento alternativo com fosfoetanolamina, que foi aceito no dia 28 de julho. Para ela, o resultado representa uma nova chance. Ela tem esperanças de ser curada da doença.

Amazonas

Homem é preso suspeito de abusar de duas crianças em banheiro de bar no interior do AM

Publicado

em

Um homem de 38 anos foi preso, no domingo (8), suspeito de abusar sexualmente de duas meninas de 8 e 9 anos, no banheiro de uma bar, em Manacapuru (distante 70 quilômetros de Manaus).

Segundo a polícia, o bar fica localizado no Balneário do Miriti. Na ocasião, o suspeito aproveitou que as duas meninas entraram sozinhas no banheiro para abusá-las. Ele chegou a tentar tirar as roupas da menina mais velha.

Entretanto, quando percebeu que havia sido flagrado por outros adultos, o homem tentou fugir, mas foi detido e agredido por populares.

O suspeito foi levado à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, e deverá responder por abuso sexual infantil.

Leia Mais

Amazonas

Dupla morre após troca de tiros com a polícia no bairro Novo Aleixo

Publicado

em

No bairro Novo Aleixo, dois homens, de 20 e 26 anos, morreram após uma troca de tiros com a polícia na madrugada desta quarta-feira (11). O caso aconteceu na rua Capinzal, zona Norte de Manaus, por volta das 2h40.

De acordo com policiais do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), equipes estavam em patrulhamento quando pessoas informaram que os dois estariam fazendo assaltos em uma motocicleta. Quando a equipe se aproximou, os homens fugiram do local.

Durante a perseguição, a dupla se desequilibrou e caiu da moto. Após o acidente a dupla se levantou e atirou contra os policiais, que também efetuaram disparos.

Os homens foram encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, mas morreram em seguida.

Leia Mais

Amazonas

Bairro Ponta Negra ganhará nova linha de ônibus

Publicado

em

A partir da próxima segunda-feira (9), uma nova linha de ônibus vai atender o bairro Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus: a linha 642. O itinerário sairá do Terminal 3 e seguirá pela Avenida do Turismo, até chegar à Ponta Negra.

Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a linha 642 fará o mesmo percurso da 641 (T4 – T3 – aeroporto – Ponta Negra) a partir do T3. A diferença é que a nova linha (642) não atenderá o conjunto Alphaville, no bairro Ponta Negra, e irá operar apenas em horários de pico, pela manhã e no período da tarde.

 

Alterações

Também a partir da próxima segunda-feira, as linhas 003 e 006 terão seus itinerários alterados para atender comunidades que acessam estradas e ramais ao longo da avenida do Turismo, na zona Oeste. A linha 003 passará a atender o ramal do Cetur e praia Dourada e por sua vez, a linha 006 a marina Tauá e o conjunto Alphaville.

O IMMU mantém o atendimento pelo telefone 118 para receber reclamações e sugestões de usuários do transporte coletivo.

Leia Mais

Mais lidas