Fumaça encobre parte do Amazonas e Pará levando voo a retornar a Manaus
No último domingo (19), um voo da companhia aérea Azul, que partiu de Manaus com destino à cidade de Itaituba, no Pará, teve que retornar à capital amazonense devido à fumaça que tem encoberto a região. A empresa informou que está oferecendo assistência aos clientes afetados, realocando-os em outros voos disponíveis.
Segundo informações do Governo do Amazonas, imagens de satélites usadas por instituições nacionais e internacionais mostram que a fumaça, que tem incomodado os moradores de Manaus e de municípios do interior, tem origem no oeste do Pará e na Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Nos últimos dois dias, foram registrados 334 focos de queimadas no Pará e 125 no Amazonas, sendo 24 destes na RMM. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), as imagens do satélite GOES-16 fornecidas pela NOAA revelam que Manaus ainda está sofrendo com a presença acumulada de fumaça nessas duas localidades nos últimos dias.
A elevada temperatura e a falta de chuvas causadas pelo fenômeno El Niño têm contribuído para que o material particulado da fumaça permaneça suspenso por mais tempo na região. Essas condições dificultam a dispersão das partículas de fumaça, resultando em impactos significativos para a qualidade do ar em Manaus e arredores.