fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

General Zuñiga é mostrado preso e algemado pelo governo da Bolívia após tentativa de golpe fracassada; assista ao vídeo

Foto: divulgação

Em um comunicado oficial divulgado na noite de terça-feira (26), o Departamento de Governo da Bolívia convocou a mídia para uma coletiva de imprensa que trouxe a exposição inédita dos antigos líderes militares, o general Juan José Zúñiga e o Vice-Almirante Juan Arnez, apresentados ao público algemados. Ambos estavam sob custódia devido a uma insurreição falha contra o estado que ocorreu na Praça Murillo, em La Paz.

Através de uma publicação em sua conta oficial no Twitter, o Ministério do Governo boliviano exibiu o momento em que Eduardo Del Castillo, dirigente deste ministério, trouxe a público a captura do até então comandante do Exército, General Zúñiga, ao lado do ex-líder da Marinha, Vice-Almirante Arnez, relacionados a um episódio de tentativa de golpe.

Os oficiais foram detidos seguinte a sua liderança em um motim protagonizado por uma facção dissidente das Forças Armadas. Este grupo instigador moveu-se contra o Palácio Quemado, quartel-general administrativo, em uma tentativa falha de depor o presidente Luis Arce, empossado por meio de eleição democrática, com o intuito de instituir um novo gabinete executivo. Todavia, o ímpeto revolucionário foi frustrado pela resposta direta do presidente Arce, que, amparado por uma maciça manifestação popular em defesa do regime democrático, conseguiu neutralizar o esforço golpista.

Durante a conferência de imprensa, o ministro Eduardo Del Castillo fez questão de mostrar os conspiradores, enfatizando seu estado de detenção ao exibir coletes marcados com a palavra “detido”. Del Castillo fez uma declaração contundente, solicitando aos órgãos de justiça que levassem adiante as ações necessárias contra o general Zúñiga: “Solicito à justiça que faça comparecer o primeiro criminoso capturado, o senhor Juan José Zúñiga. Comprometemo-nos, a partir do Departamento de Governo, a formalizar todos os pedidos necessários para que os graves crimes cometidos por este indivíduo sejam adequadamente julgados em uma prisão dentro de nosso país. A outra pessoa a ser detida é o senhor vice-almirante Juan Arnez, ex-comandante das Forças Armadas Bolivianas, que foi entregue pela nossa estimada Polícia Boliviana, em conformidade com os mandados judiciais expedidos em território boliviano”, declarou o ministro.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/mundo/governo-da-bolivia-mostra-general-zuniga-preso-e-algemado-apos-tentativa-de-golpe-fracassada-veja-video/