Três delegacias do Amazonas serão beneficiadas com um investimento de mais de R$ 3 milhões para combater a violência e fortalecer o enfrentamento às organizações criminosas. O repasse será feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, conforme uma portaria assinada pelo ministro Flávio Dino.
De acordo com o documento, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) receberá R$ 1,5 milhões. Já a Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) dividirão o restante do valor.
A liberação desses recursos leva em consideração a importância dos processos de qualificação da gestão orçamentária do Fundo Nacional de Segurança Pública, a necessidade de priorizar ações para reduzir as mortes violentas intencionais e a publicação do Programa Nacional de Enfrentamento a Organizações Criminosas.
No entanto, para receber esses recursos, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) precisará enviar um projeto detalhado ao governo federal, explicando como pretende utilizar o dinheiro.
O valor recebido poderá ser investido na aquisição de equipamentos como aeronaves, celulares, scanners e computadores, além de contar com suporte técnico em Tecnologia da Informação, Desenvolvimento e Manutenção de Software, entre outros serviços.
Essa iniciativa representa um fortalecimento das estruturas de segurança pública no estado do Amazonas e uma resposta efetiva no combate à criminalidade.