O Hemoam, Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, tem despertado preocupação ao revelar uma diminuição significativa nas doações de sangue, levando à escassez crítica nas reservas dos tipos O+ e O-.
A instituição está convocando doadores a se dirigirem à fundação para contribuir com a reposição do estoque, que atualmente corresponde a apenas 10% do montante necessário para manter a regularidade do fornecimento.
Na última quinta-feira, a fundação tinha apenas 30 bolsas de sangue do tipo O em seu estoque. O início do ano tem sido marcado por um aumento no número de inaptidões para doação, ocasionado pelas doenças sazonais, como a gripe, dengue e até mesmo a covid-19, impactando diretamente nas doações.
A insuficiência no fornecimento de sangue pode comprometer significativamente o atendimento em transfusões na rede de saúde pública e privada. Há um risco iminente de afetar a realização de procedimentos médicos essenciais, como cirurgias e transfusões, especialmente para pacientes com doenças crônicas, câncer, e vítimas de acidentes.
Quanto aos critérios para se tornar um doador, o indivíduo deve possuir boas condições de saúde, idade entre 18 e 69 anos e peso superior a 50kg. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, porém, devem estar acompanhados por um responsável ou representante legal. É imprescindível que o doador esteja bem alimentado e portando um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho.
Ressalta-se que o Hemoam opera de segunda a sábado, das 7h às 18h, localizando-se na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.
Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/estoque-de-sangue-esta-baixo-e-hemoam-convoca-doadores-do-tipo-o/