Connect with us

Manaus

Homem se passa por fiscal e tenta aplicar golpe em estabelecimentos de Manaus para liberar licença sanitária

Publicado

em

Tentativa de golpe foi constatada pela Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus).
Um homem se passou por fiscal da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) e tentou aplicar golpes em estabelecimentos em Manaus. Na ação por meio de aplicativo de mensagem, ele cobra para fazer liberação da licença sanitária.

A Visa Manaus emitiu alerta os responsáveis por serviços sujeitos à fiscalização do órgão, que fiquem atentos a qualquer contato telefônico ou por WhatsApp solicitando pagamento, via depósito em conta, para liberação da licença sanitária. O licenciamento sanitário é feito pelo Slim, um sistema on-line, e qualquer taxa referente à regularização de estabelecimentos e serviços é paga por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Duas tentativas desse tipo de golpe foram denunciadas à Visa nesta terça-feira, 1°/9.

De acordo com a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, um homem que se identificou como agente entrou em contato com dois estabelecimentos, um deles um restaurante, informando que a Vigilância Municipal tinha uma inspeção agendada, mas que, mediante a transferência de uma quantia em dinheiro, a inspeção poderia ser suspensa e a licença sanitária, emitida. Os responsáveis estranharam a conduta do falso agente e relataram o ocorrido à direção da Visa Manaus.

Maria do Carmo informa que esse não é um procedimento oficial e que qualquer tentativa de cobrança indevida seja imediatamente comunicada ao órgão e às autoridades policiais.
De acordo com a diretora, os restaurantes, por exemplo, estão classificados desde o final do ano passado como serviços de baixo risco sanitário, com licença emitida automaticamente pelo Slim, sem necessidade de inspeção prévia.

“Cobrar pela liberação de licença fora do sistema é claramente um golpe de quem desconhece os trâmites legais do licenciamento”, destaca a diretora, alertando para que o setor regulado não atenda a nenhuma abordagem suspeita.

A direção da Visa Manaus também informa que, com a modernização do processo de regularização e licenciamento, a licença sanitária passou a ser impressa pelo próprio requerente e tem como principais mudanças o layout vertical e a existência de um QR Code associado, permitindo que qualquer interessado verifique a autenticidade do documento.

A licença atual também traz campos descritivos, incluindo informações do contribuinte (razão social, nome fantasia, CNPJ e endereço, por exemplo), atividades autorizadas, com o código CNAE correspondente, e observações como a obrigatoriedade de exposição do documento em local visível. O formato inclui, ainda, a logomarca da Prefeitura de Manaus no canto superior esquerdo e o QR Code no canto inferior direito.

Permanecem no formato anterior (colorido e horizontalizado) apenas as licenças emitidas para ambulatórios médicos de indústria e para os profissionais liberais como médicos e dentistas, que atuam como pessoa física. Além dessas, permanecem no modelo antigo as que foram liberadas até 2019 por processo físico, e que ainda estejam dentro da validade.

A licença sanitária válida indica a regularidade do estabelecimento e garante que, no momento do licenciamento, foram apresentadas as condições para o cumprimento das normas sanitárias vigentes.

Manaus

Lista do Auxílio Manauara foi alterada para tentar manchar a imagem de David Almeida

Publicado

em

Manaus (AM)- Após circular nas redes sociais nomes nada comuns na lista de contemplados com o ‘Auxilio Manauara’, projeto que destina o valor de R$200 para famílias em vulnerabilidade social devido à pandemia, a Prefeitura de Manaus emitiu nota de esclarecimento nesta quarta-feira (03).

A Prefeitura afirma que os nomes foram divulgados de acordo com o registro no cadastro, e que acredita que tenha tido erro de digitação por conta do corretor automático no ato da inscrição. No entanto, também esclarece que mesmo que haja erro no nome, o que é analisado e válido é o CPF do cidadão.

Outro ponto é que alguns nomes na lista, apesar de serem inusitados, são reais e foram realmente registrados em cartório.

No entanto, nos bastidores da política o clima é de desconfiança. Não se descarta a possibilidade de que os erros tenham sido propositais para descredibilizar a gestão do Prefeito David Almeida.

Confira nota da Prefeitura de Manaus na íntegra:

https://www.facebook.com/prefeiturademanaus/posts/10158342223178985

Ouça áudio que comprova que o nome de Nayandra dos Santos foi alterado para Maladra:

 

 

Leia Mais

Amazonas

Morre homem que teve 80% do corpo queimado em explosão de prédio em Manaus

Publicado

em

Um homem de 42 anos, vítima da explosão de um prédio em um condomínio localizado Zona Norte de Manaus, morreu nesta sexta-feira (26). Ele estava internado no Hospital 28 de Agosto desde a quarta-feira (24), quando aconteceu o acidente, e tinha 80% do corpo queimado (veja o vídeo da explosão acima).

A morte foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM). Em nota, foi informado que o homem veio a óbito após sofrer três paradas cardiorrespiratórias.

Além do homem, outras cinco pessoas também ficaram feridas na explosão. A suspeita é que o acidente tenha sido ocasionado por gás de cozinha. Quatro vítimas, todas crianças, receberam os primeiros atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales e foram encaminhadas em seguida para os Pronto-Socorros da Criança da Zona Oeste e Zona Sul.

Outra vítima teve ferimentos leves e não precisou de hospitalização. Trata-se de Jéssica Carvalho, de 26 anos. Ela vivia no apartamento de cima da unidade em que ocorreu a explosão e sofreu várias queimaduras.

O bloco de oito apartamentos que ficou parcialmente destruído após a explosão, foi condenado pela Defesa Civil por apresentar risco de desabamento. De acordo com o diretor de Operações da Defesa Civil, major Robson Falcão, a explosão destruiu quatro apartamentos e comprometeu outros quatro.

Vários órgãos foram acionados para inspecionar o local e, inclusive, começar o trabalho de demolição de algumas áreas, que apresentam riscos.

Leia Mais

Amazonas

Após tentar fugir da polícia, homem é preso com drogas e armas na zona centro-oeste de Manaus

Publicado

em

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso em uma casa no beco Santa Terezinha, no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste da Capital, após tentar fugir da polícia nesta sexta-feira (19).

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, as equipes estavam patrulhando na região quando avistaram o suspeito, que tentou fugir pulando por telhados de casas no local, se escondendo em uma quitinete, posteriormente.

Após os policiais fazerem as buscas na região, encontraram o suspeito, com um revólver 38, seis munições, um simulacro caseiro, uma balança de precisão, um bloco de registros, além de 5 porções de cocaína, 21 porções de maconha e 242 pinos de cocaína.

O homem e seus pertences foram apreendidos e encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com os procedimentos sendo adotados no local.

 

Leia Mais

Mais lidas