Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ibama realiza perícias nas queimadas na região amazônica, afirma órgão.

Amazonas está em emergência ambiental por conta de queimadas. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Incêndios florestais na Amazônia: Ibama realiza perícias e oferece curso de brigada

Nesta segunda-feira (6), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que está realizando perícias nos locais onde ocorreram os recentes incêndios florestais no Amazonas. Os números são alarmantes: apenas no mês de outubro, foram registrados quase 4 mil focos de calor no estado, o pior índice dos últimos 25 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além das queimadas, outra grave consequência tem afetado a região: a fumaça. O fenômeno já invadiu a capital Manaus duas vezes e, na última semana, tornou-se ainda mais forte. A qualidade do ar em várias cidades, incluindo Manaus, é considerada péssima. Nesta segunda-feira, a capital do Amazonas completa o oitavo dia consecutivo coberta pela fumaça.

Mas as queimadas e a fumaça não são os únicos problemas enfrentados pela região amazônica. A seca severa dos rios é outro desafio. Todos os municípios do estado estão em situação de emergência e mais de 600 mil pessoas são afetadas.

O Ibama está atuando para apagar os incêndios que têm causado a fumaça em Manaus e outras localidades, tanto no Amazonas quanto no estado vizinho, Pará. O órgão também está enviando as informações coletadas durante as perícias para os órgãos competentes a fim de instaurar investigações e apurar responsabilidades.

No entanto, a situação preocupante pode continuar até dezembro, segundo o secretário de meio ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira. Devido a um “combo” de problemas ambientais potencializados pelo El Niño, a falta de previsão de chuvas e o clima muito seco, espera-se que a fumaça persista até o final do ano.

Diante desse cenário crítico, o Ibama iniciou nesta segunda-feira a oferta de um curso de brigada voltado à população das cidades de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba e Manaquiri. São 60 vagas disponíveis, sendo 15 para moradores de cada uma das cidades. O curso é promovido pelo Prevfogo, com o apoio das prefeituras.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/06/ibama-diz-que-realiza-pericias-em-queimadas-no-amazonas.ghtml