Connect with us

Amazonas

Idosos de 60 a 64 anos são vacinados contra Covid, em Manaus; veja cronograma

Publicado

em

Com a chegada de mais 14.010 doses da vacina Coronavac em Manaus, nesta quarta-feira (10), a prefeitura da cidade atualizou o cronograma de vacinação para os idosos de 60 a 64 anos, buscando atingir os 90% da meta de imunização desse grupo prioritário.

A mudança no cronograma se dá após as 24,8 mil doses da Coronavac serem destinadas ao Estado do Amazonas, com a capital ficando com a maior parte das doses da vacina. A campanha pretende imunizar, nesta fase, 60.925 pessoas, com e sem comorbidades.

Para agilizar o processo de imunização, a Secretária Municipal de Saúde (Semsa) pede para que as pessoas façam cadastro na plataforma criada para agilizar o atendimento nos postos de vacinação. “O cadastro não é condição obrigatória, mas o ideal é que todos façam, porque uma vez que as informações já estejam disponíveis no sistema, quando elas chegam no posto de vacinação, os registradores apenas conferem os documentos apresentados, sem necessidade de registro na hora do atendimento”, explicou o subsecretário de Gestão de Saúde da Semsa, Djalma Coelho.

Além do atual grupo prioritário, que abrange os idosos de 60 a 64 anos, a vacinação continua para os remanescentes de outras etapas, além de trabalhadores da saúde.

Meta estipulada
Até quarta-feira (10), quando iniciou a vacinação deste grupo, a Semsa tinha doses para apenas 35,7% dessa população, que abrange 67.694 pessoas. Agora, com os 90% atingidos, serão imunizadas 60.925 pessoas dessa faixa etária, com e sem comorbidades.

Ainda na quarta-feira, a imunização começou a atender os idosos com 64 anos, portadores de comorbidades. Nesta quinta (11), o atendimento contempla a população geral de 64 anos completos. Na sexta-feira (12) e no sábado (13), será a vez dos idosos de 63 anos, com e sem comorbidades.

A vacinação segue com os idosos de 62 anos na segunda (15) e terça-feira (16), e com os de 61 anos, na quarta (17) e quinta (18). As pessoas de 60 anos serão vacinadas nos dias 19 (sexta-feira) e 20 (sábado) de março

Calendário de imunização – 60 a 64 anos
Quarta-feira, 10/3 – 64 anos com comorbidade

Quinta-feira, 11/3 – 64 anos sem comorbidade

Sexta-feira e sábado (12 e 13/3) – 63 anos com e sem comorbidades

Segunda e terça-feira, 15 e 16/3 – 62 anos com e sem comorbidades

Quarta e quinta-feira (17 e 18/3) – 61 anos com e sem comorbidades

Sexta-feira e sábado (19 e 20/3) – 60 anos com e sem comorbidades

Postos de vacinação, abertos das 9h às 16h
Zona norte
Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran-AM
Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, nº 962, bairro Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, nº 119, bairro Cidade Nova

Zonas sul e centro-sul
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, nº 2.222, bairro Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.490, bairro Parque 10 de Novembro

Zona leste
Clube do Trabalhador do Sesi-AM
Avenida Cosme Ferreira, nº 7.399, bairro São José 1

Zona oeste
Balneário do Sesc-AM
Avenida Constantinopla, nº 288, conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto

Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo)

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/coronavirus-no-amazonas/idosos-de-60-a-64-anos-sao-vacinados-contra-covid-em-manaus-veja-cronograma/

Amazonas

Filho se recusa a cortar o cabelo e mata o pai após discussão em Manaus

Publicado

em

Um jovem de 18 anos foi preso em Manaus, nesta terça-feira (13), suspeito de matar o pai, um vendedor ambulante de 38 anos. Segundo a polícia, o crime ocorreu depois que o filho se recusou a cortar o cabelo para se apresentar no Exército.

O pai foi atingido por três facadas após uma discussão com o suspeito na casa da família. A vítima ainda foi socorrida e levada por parentes até o Hospital 28 de Agosto, mas não resistiu.

O filho foi preso em flagrante, pouco depois do assassinato, e levado para a sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Segundo o delegado Daniel Vezzani, responsável pelo caso, o jovem disse que não estava sob efeito de drogas.

“O filho alega que realmente haviam ocorrido outros desentendimentos, mas de pequena proporção, mas dessa vez, o autor disse que o ‘balde transbordou’ e ele se arrependeu do que praticou”, disse o delegado.

“O filho alega que o pai era muito exigente, cobrava muito do filho, e nessa exigência, resultou nesse crime. Um gesto impensado, segundo o depoimento. Ele cometeu esse crime de homicídio qualificado por motivo fútil, que é aquele banal, insignificante por causa de um corpo de cabelo”, finaliza.

O suspeito está custodiado na DEHS e será encaminhado para audiência de custódia ainda nesta terça-feira (13).

Leia Mais

Amazonas

Corpo de homem é encontrado boiando em igarapé no Educandos; cenas fortíssimas

Publicado

em

 

Manaus – Um homem até o momento não identificado, foi encontrado boiando na tarde desta segunda-feira (12), nas proximidades da ponte da ponte na Avenida Lourenço da Silva, no bairro do Educandos, na Zona Sul de Manaus.

CENAS FORTES:

 

 

Segundo informações, pedestres avistaram um corpo e acionaram a polícia, que informou ao Instituto Médico Legal (IML), para fazer a remoção.

Segundo a perícia criminal, o homem tinha perfurações no pescoço e nas costas. A polícia investiga o crime.

FONTE: CM7

Leia Mais

Amazonas

Emenda de Alessandra vai reforçar a educação de crianças da Zona Norte

Publicado

em

A deputada estadual licenciada Alessandra Campêlo (MDB) inaugurou, nesta segunda-feira (12), o projeto Reforço Jovem Manaus, que vai oferecer aulas de reforço a 160 alunos das redes municipal e estadual de ensino da Zona Norte da capital de forma gratuita. O projeto é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), e viabilizado por meio de emenda parlamentar de autoria de Alessandra no valor de R$ 200 mil.

As aulas acontecerão na sede do Instituto Jovens do Futuro, localizado no bairro Santa Etelvina, e serão direcionadas a estudantes do 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental do bairro e adjacências.

De acordo com a diretora do instituto, Hellen Andrade, as aulas terão duração de 12 meses e irão trabalhar com foco na melhoria da aprendizagem desses alunos.

“O projeto vai identificar dificuldades e trabalhar em cima delas para que os estudantes aprendam melhor. Para isso, temos uma equipe multidisciplinar preparada para atendê-los. Estou feliz em finalmente darmos início a esse projeto. A deputada é nossa parceira desde 2019 e não hesita em escutar e atender nossas demandas, seja na capital, seja em Manacapuru e Iranduba, onde também executamos esse projeto”, disse.

A atual secretária de Assistência Social, Alessandra Campêlo, destacou o papel do projeto para a melhoria da aprendizagem.

“Dessa forma, estamos chegando até as dificuldades desses alunos e trabalhando com uma equipe extremamente capacitada para que todas essas dificuldades sejam sanadas, além de uma sala equipada e confortável para eles. A educação também é uma bandeira que carrego em meu mandato e me alegro em ver que emendas minhas vão beneficiar esses estudantes”, afirmou.

FONTE: CM7

Leia Mais

Mais lidas