Connect with us

Amazonas

Indústria do AM cresce 65,7% em junho e supera média nacional

Publicado

em

Desempenho também foi o melhor em relação aos outros estados, seguido do Ceará, com 39,2%, e do Rio Grande do Sul, com 12,6%.

A indústria amazonense cresceu 65,7% em junho deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento foi bem maior do que a média nacional, que foi de 8,9%, e pode refletir o retorno da produção industrial, após o estado viver a pior fase da pandemia do novo coronavírus.

O desempenho também foi o melhor em relação aos outros estados. Com 65,7%, o Amazonas ficou na primeira posição, seguido do Ceará, com 39,2%, e do Rio Grande do Sul, com 12,6%.

O presidente do Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, disse que no mês de abril, 90% da indústria estava paralisada, e voltou a funcionar, em junho, no início da flexibilização. Segundo ele, é possível falar em uma retomada da indústria para repor o estoque das empresas.

“Devemos comemorar, não porque o mercado voltou a consumir, mas porque ele está trabalhando para repor o estoque. E o que nos deixa mais otimistas é que isso está acontecendo no momento que as indústrias começam a se preparar para demanda do final de ano. Esperamos que esse retomo seja mantido até o fim de ano, para preservar os empregos ”, comentou.

No entanto, apesar do crescimento, quando se compara a produção industrial do mesmo período de junho de 2020 com o mesmo mês de 2019, observa-se uma resultado negativo de 10,4%.

No acumulado do ano, no período de janeiro a maio de 2020, houve melhora em relação ao mês anterior, mas ainda com retração de 19,7% se comparado com ao mesmo período de 2019.

De acordo com o IBGE, esses recuos em relação ao ano 2019 refletem o movimento de menor intensidade no ritmo da produção industrial, ainda influenciada pelos efeitos do isolamento social, e que afetou o processo de produção.

Desempenho por atividades

As atividades que tiveram resultado positivo durante o período foram: impressão e reprodução de gravações – discos fonográficos (84,7%), fabricação de produtos de borracha e material plástico – peças plásticas, garrafas e rolhas (26,6%), fabricação de outros equipamentos de transportes – motocicletas e suas peças (15,2%) e fabricação de produtos de metal exceto máquinas e equipamentos – aparelhos de barbear, tampas e capsulas, artefatos para indústria automobilística (10,9%), Outros equipamentos de transportes – motocicletas e suas peças (15,2%).

Já as que tiveram retração foram: fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis – gás natural, gasolina, diesel, nafta e combustíveis (-35,8%), fabricação de bebidas – preparação de xaropes (-21,9%), fabricação de máquinas e equipamentos – ar condicionado parede e janela, terminais bancários, ar condicionado centrar (-21,0%), Fabricação de máquinas e equipamentos e materiais elétricos (-7,5%) (conversores, alarmes, microondas, condutores).

Fonte: G1

Amazonas

Polícia Civil prende segundo envolvido na morte de capitão da PM

Publicado

em

“Maicon”, foi preso nesta quinta-feira(14) em cumprimento a mandado de prisão temporária

Hitalo Guimarães de Souza, 18, vulgo “Maicon”, foi preso nesta quinta-feira(14) em cumprimento a mandado de prisão temporária. O suspeito é apontado como envolvido no latrocínio do capitão da Polícia Militar, Deivide de Souza Chaves, ocorrido na última terça-feira (12), na zona leste de Manaus.

De acordo com a polícia, Hitalo, quando adolescente, teve passagens por roubo e tráfico de drogas.

Na quarta-feira, o primeiro envolvido no crime foi preso por policiais militares da Força Tática. Ele foi levado para a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), onde prestou depoimento.

Conforme o delegado Aldeney Góes, titular da Derfd, a partir das informações prestadas pelo homem, os policiais civis, em uma ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foram ao conjunto Castanheiras, zona leste, onde prenderam Hitalo.

“José apontou o Hitalo como um dos homens que estava no carro durante o crime que vitimou o capitão. O suspeito é conhecido pela alcunha de Maicon. Nós fizemos uma acareação dos dois suspeitos e foi comprovado o envolvimento do Hitalo, mas ele nega o envolvimento”, explicou o delegado.

O suspeito foi autuado pelo crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, e vai ser encaminhado para uma unidade prisional.

Ainda segundo o delegado, o autor dos disparos contra a vítima, identificado como Gabriel Coelho do Amaral, conhecido como “Macaco”, está foragido e um mandado de prisão temporária já foi expedido em nome dele.

Leia Mais

Amazonas

Homem é executado por grupo armado na Compensa, zona oeste de Manaus

Publicado

em

A vítima ainda foi socorrida, mas morreu no hospital. O crime será investigado pela polícia

João Vitor Cunha da Silva, foi executado na noite desta quarta-feira (13) quando estava na frente da sua casa, na rua Pacobaiba, bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o pai da vítima que registrou o boletim de ocorrência, disse que o crime aconteceu por volta das 20h55.

João estava sentado na calçada em frente a sua casa, quando um veículo de modelo e placa ainda não identificados, chegou e homens desceram do carro. Em seguida, dispararam diversas vezes e fugiram.

A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu na unidade de saúde por volta das 21h.

O caso continua sendo investigado pela Delegacia Especializada. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

 

Leia Mais

Amazonas

Trio é flagrado com 200kg de drogas em embarcação no Amazonas

Publicado

em

Policiais da Base Fluvial Arpão prenderam três homens que transportavam entorpecentes em uma lancha no Rio Solimões

Durante abordagens a embarcações no Rio Solimões, policiais da Base Fluvial Arpão prenderam três homens com idade entre 26 e 51 anos por tráfico de entorpecentes. Os suspeitos foram flagrados na manhã desta quinta-feira (14), próximo à comunidade do Sodré, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Eles foram abordados ao passar em uma lancha de alumínio.

De acordo com a Polícia Militar, os policiais realizavam fiscalização no local quando avistaram a lancha. Ao serem revistados, foram encontradas três sacolas com tabletes de maconha tipo skunk com o trio.

Uma revista minuciosa foi feita na embarcação e encontrada mais substância no interior do compartimento dos bancos. Ao todo, 187 tabletes com peso aproximado de 200 quilos foram encontrados. Os três suspeitos foram encaminhados à delegacia do município de Coari.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia Mais

Mais lidas