Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instituto Nacional de Câncer sofre ataque hacker afetando atendimento aos pacientes

Foto: divulgação

Brasil – O Instituto Nacional de Câncer, localizado no Rio de Janeiro, sofreu um ataque cibernético que infiltrou seu sistema tecnológico no sábado passado (27). Conforme relato do próprio instituto, embora as medidas de segurança tenham sido ativadas, foi necessário interromper os serviços de TI para prevenir qualquer dano adicional.

Em consequência disso, o departamento de radioterapia teve que suspender todas as suas atividades temporariamente. As atividades só serão retomadas quando estiverem asseguradas as condições de segurança para a reinicialização do sistema, conforme esclarecido pela assessoria de imprensa do instituto. Da mesma maneira, a marcação de consultas sofreu interrupção.

Entretanto, o Inca assegura que as consultas previamente marcadas estão sendo realizadas normalmente, apoiando-se em anotações escritas à mão para acompanhar a evolução dos pacientes e prescrições médicas manuais. O centro de tratamento intensivo e as atividades de internação, cirurgias e sessões de quimioterapia prosseguem sem alteração.

Por meio de uma nota oficial, o Inca declarou: “Reafirmamos nossa dedicação à saúde e ao bem-estar de nossos pacientes, suas famílias e nossos colaboradores. Estamos monitorando de perto o progresso dos esforços da equipe de tecnologia para garantir que os serviços ao público não sejam afetados e as marcações de consulta possam ser retomadas”.

Este relato é baseado nas informações provenientes da Agência Brasil.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/ataque-hacker-prejudica-atendimento-no-instituto-nacional-de-cancer/