Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Irmão de traficante ocupava cargo de gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

Os irmãos Sérgio (à esquerda) e Lanalbert (à direita) — Foto: Divulgação

Irmão de traficante ocupava cargo na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

Na última segunda-feira (12), veio à tona uma informação surpreendente: o irmão de um dos principais traficantes do estado do Amazonas ocupava o cargo de gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Lanalbert Nunes Obando foi nomeado para o cargo em outubro e recebia um salário de R$ 5.564,67.

A sua designação para atuar na pasta responsável por apurar informações sobre o crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro levantou suspeitas. Descobriu-se que Lanalbert é irmão de Sérgio Roberto Obando, conhecido pela polícia como um traficante que foi preso em 2011 com 1,5 toneladas de cocaína. Em 2017, ele voltou a ser detido, dessa vez com 400 quilos de entorpecentes.

A Polícia Federal já o identificou como um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas na tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. Curiosamente, Sérgio foi preso novamente em outubro, e 15 dias depois, o seu irmão foi nomeado para o cargo na gerência de inteligência da SSP-AM.

Diante da revelação, o Governo do Amazonas afirmou, por meio de nota, que desconhecia o parentesco entre Lanalbert e Sérgio, e determinou a sua exoneração imediata. A SSP-AM também se pronunciou, afirmando que irá apurar a nomeação.

O caso chamou a atenção do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que já iniciou uma investigação para esclarecer os detalhes dessa nomeação e possíveis irregularidades. A sociedade espera que essa apuração seja feita de forma rigorosa, garantindo a transparência e a segurança que a população merece.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/12/12/irmao-de-traficante-ocupava-cargo-de-gerente-de-inteligencia-na-secretaria-de-seguranca-publica-do-am.ghtml