Amazonas
Justiça Federal derruba liminar e Governo do Amazonas poderá requisitar leitos privados para atender pacientes com Covid-19
Publicado
2 meses atrásem
Por
Redação
A Justiça Federal atendeu a um pedido do Governo do Amazonas e derrubou, nesta quarta-feira, 24, a liminar que impedia a requisição administrativa, pelo Executivo Estadual, de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à rede privada de saúde, para serem destinados a pacientes com Covid-19.
A decisão, assinada pelo desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, levou em consideração a grave crise sanitária decorrente da Covid-19 e também a necessidade de ampliar a oferta de leitos, reduzindo a fila de espera por pacientes com quadros moderados e graves da doença.
A liminar que proibia a requisição partiu da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas e havia sido proferida nos autos da Ação Civil Pública, processo n. 1000577- 61.2021.4.01.3200. A justificativa inicial era que cabia ao Governo do Estado a transferência de pacientes que necessitavam de tratamento, para outros estados, via TFD (Tratamento Fora de Domicílio), custeado pelo Executivo.
Mas, segundo o presidente do TRF da 1ª Região, “a decisão judicial desconsidera que a Requisição Administrativa é um ato de gestão pública, previsto na Constituição da República, Lei do SUS e na própria Lei da COVID-19, não podendo o Poder Judiciário se imiscuir em questões de conveniência e oportunidade”.
Ele reforça que a proibição interfere “no próprio exercício da competência atinente à gestão do quadro de grave crise sanitária vivenciado no Estado do Amazonas”, já que a medida até então suspensa, visava a diminuição da fila de espera por leitos, através da “requisição em hospitais privados, quando disponíveis (os leitos)”.
Para o magistrado, a decisão anterior gerava conflito entre as atribuições do Judiciário e do Executivo. Em trecho da decisão, ele afirma que “faz-se necessário mencionar, ainda, que é de se reconhecer, data venia, a existência de ofensa à ordem pública, na perspectiva da ordem administrativa, na hipótese em que o Poder Judiciário interfere nos critérios de conveniência e oportunidade do ato administrativo, substituindo-se ao administrador público”.
E garantiu que a manifestação do Estado do Amazonas, quanto à requisição de leitos, é legal, e normatizada pelo Decreto nº 43.360/2021, instrumentalizada pela Nota Técnica nº 04/2021 – SEAPS/SES-AM e notificada aos hospitais privados pelas vias extrajudiciais. Sendo assim, “não apenas obedeceu aos regramentos legais e constitucionais sobre a matéria, mas era a medida recomendada ao presente caso” (ID 98222530, Pág. 22, fl. 26 dos autos digitais). Diante disso, defiro a suspensão postulada na petição inicial”.
Mesmo antes da solicitação dos leitos privados, o Estado do Amazonas, em uma ação de cooperação com o Governo Federal, via Ministérios da Defesa e da Saúde, tem transferido pacientes com Covid-19, para outras unidades da federação, para tratamento especializado. Foram cerca de 600 até o momento. Além disso, novos leitos foram abertos, tanto na categoria clínica, quando de UTI, considerando a demanda expressiva gerada pela pandemia da Covid-19, em janeiro deste ano, no Estado. As medidas culminaram na redução de pacientes em fila de espera por leitos e também em centenas de pacientes curados da doença.
VOCÊ PODE GOSTAR
Filho se recusa a cortar o cabelo e mata o pai após discussão em Manaus
Corpo de homem é encontrado boiando em igarapé no Educandos; cenas fortíssimas
Emenda de Alessandra vai reforçar a educação de crianças da Zona Norte
Roberto Cidade cobra instalação de subestação de energia em Borba
Guerra do Tráfico: vulgo ‘Diabo Loiro’ tem cabeça estourada a tiros na Cidade Nova; imagens fortíssimas
Vulgo ‘Venezuelano’ é executado com tiros na cabeça no Centro de Manaus; cenas fortíssimas
Amazonas
Filho se recusa a cortar o cabelo e mata o pai após discussão em Manaus
Publicado
14 horas atrásem
13 de abril, 2021Por
Redação
Um jovem de 18 anos foi preso em Manaus, nesta terça-feira (13), suspeito de matar o pai, um vendedor ambulante de 38 anos. Segundo a polícia, o crime ocorreu depois que o filho se recusou a cortar o cabelo para se apresentar no Exército.
O pai foi atingido por três facadas após uma discussão com o suspeito na casa da família. A vítima ainda foi socorrida e levada por parentes até o Hospital 28 de Agosto, mas não resistiu.
O filho foi preso em flagrante, pouco depois do assassinato, e levado para a sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Segundo o delegado Daniel Vezzani, responsável pelo caso, o jovem disse que não estava sob efeito de drogas.
“O filho alega que realmente haviam ocorrido outros desentendimentos, mas de pequena proporção, mas dessa vez, o autor disse que o ‘balde transbordou’ e ele se arrependeu do que praticou”, disse o delegado.
“O filho alega que o pai era muito exigente, cobrava muito do filho, e nessa exigência, resultou nesse crime. Um gesto impensado, segundo o depoimento. Ele cometeu esse crime de homicídio qualificado por motivo fútil, que é aquele banal, insignificante por causa de um corpo de cabelo”, finaliza.
O suspeito está custodiado na DEHS e será encaminhado para audiência de custódia ainda nesta terça-feira (13).
Amazonas
Corpo de homem é encontrado boiando em igarapé no Educandos; cenas fortíssimas
Publicado
1 dia atrásem
12 de abril, 2021Por
Redação
Manaus – Um homem até o momento não identificado, foi encontrado boiando na tarde desta segunda-feira (12), nas proximidades da ponte da ponte na Avenida Lourenço da Silva, no bairro do Educandos, na Zona Sul de Manaus.
CENAS FORTES:
Segundo informações, pedestres avistaram um corpo e acionaram a polícia, que informou ao Instituto Médico Legal (IML), para fazer a remoção.
Segundo a perícia criminal, o homem tinha perfurações no pescoço e nas costas. A polícia investiga o crime.
FONTE: CM7
Amazonas
Emenda de Alessandra vai reforçar a educação de crianças da Zona Norte
Publicado
1 dia atrásem
12 de abril, 2021Por
Redação
A deputada estadual licenciada Alessandra Campêlo (MDB) inaugurou, nesta segunda-feira (12), o projeto Reforço Jovem Manaus, que vai oferecer aulas de reforço a 160 alunos das redes municipal e estadual de ensino da Zona Norte da capital de forma gratuita. O projeto é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), e viabilizado por meio de emenda parlamentar de autoria de Alessandra no valor de R$ 200 mil.
As aulas acontecerão na sede do Instituto Jovens do Futuro, localizado no bairro Santa Etelvina, e serão direcionadas a estudantes do 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental do bairro e adjacências.
De acordo com a diretora do instituto, Hellen Andrade, as aulas terão duração de 12 meses e irão trabalhar com foco na melhoria da aprendizagem desses alunos.
“O projeto vai identificar dificuldades e trabalhar em cima delas para que os estudantes aprendam melhor. Para isso, temos uma equipe multidisciplinar preparada para atendê-los. Estou feliz em finalmente darmos início a esse projeto. A deputada é nossa parceira desde 2019 e não hesita em escutar e atender nossas demandas, seja na capital, seja em Manacapuru e Iranduba, onde também executamos esse projeto”, disse.
A atual secretária de Assistência Social, Alessandra Campêlo, destacou o papel do projeto para a melhoria da aprendizagem.
“Dessa forma, estamos chegando até as dificuldades desses alunos e trabalhando com uma equipe extremamente capacitada para que todas essas dificuldades sejam sanadas, além de uma sala equipada e confortável para eles. A educação também é uma bandeira que carrego em meu mandato e me alegro em ver que emendas minhas vão beneficiar esses estudantes”, afirmou.
FONTE: CM7

Filho se recusa a cortar o cabelo e mata o pai após discussão em Manaus

Corpo de homem é encontrado boiando em igarapé no Educandos; cenas fortíssimas

Emenda de Alessandra vai reforçar a educação de crianças da Zona Norte
Mais lidas
- Polícia1 ano atrás
Criminosos divulgam vídeo de jovem sendo morta; cenas fortes
- Polícia1 ano atrás
Vazou fotos ‘íntimas’ do travesti Estephany Vilaça, participante do Peladão 2019 em Manaus
- Sociedade1 ano atrás
Dono do Baratão da Carne ostenta e contrata Wesley Safadão para cantar em seu casamento
- Paparazzo1 ano atrás
Carnaval 2020: musa da Pérola Negra choca a web ao exibir bumbum de 115 cm e muita celulite, em ensaio
- Polícia1 ano atrás
Demônio aparece na floresta, devora gado e grita muito, deixando a população; veja vídeo
- Política2 anos atrás
Escândalo envolvendo Wilker Barreto que tem patrimônio incompatível com o salário que ganha como político
- Polícia1 ano atrás
Bebedeira dentro de motel acaba em briga de mulheres por celular quebrado; veja vídeos
- Brasil1 ano atrás
Mulher rouba dinheiro de traficante e é executada com vários tiros na cabeça