Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mais de 5.900 Carteiras de Identidade Nacional de crianças estão disponíveis para retirada nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus.

Carteiras de Identidade Nacional — Foto: Divulgação

Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) estão disponíveis para retirada nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC) em Manaus, segundo dados do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Cerca de 30% dessas CINs pertencem a crianças de zero a 12 anos.

A Secretaria de Segurança Pública destaca que o antigo Registro Geral (RG) ainda é válido até 2032. Portanto, só é recomendado solicitar a CIN em casos de sinistros, perda, roubo, rasura ou má conservação do documento.

A diretora do DPTC, Margareth Vidal, informa que quase 6 mil carteiras foram emitidas para crianças menores de 12 anos. Ela ressalta que os pais ou responsáveis devem fazer a retirada do documento.

“No momento, temos cerca de 18 mil carteiras disponíveis nos PACs que não foram resgatadas pelos usuários. Quase 6 mil dessas carteiras pertencem a crianças e adolescentes. É importante que os pais estejam cientes dessa disponibilidade e efetuem o resgate o mais rápido possível”, destaca Vidal.

Ela também esclarece que os pais podem solicitar a CIN para os filhos, porém, o sistema pode não conseguir coletar adequadamente as impressões digitais de crianças com até cinco anos, devido à imaturidade das mesmas.

“Crianças de zero a cinco anos não são obrigadas a possuir a CIN. Nessa faixa etária, os desenhos das impressões digitais ainda são muito pequenos e os equipamentos não conseguem registrar corretamente”, explica.

No entanto, Margareth Vidal enfatiza que a Certidão de Nascimento é considerada o documento oficial para as crianças.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/28/quase-6-mil-carteiras-de-identidade-nacional-de-criancas-nao-foram-retiradas-nos-pacs-de-manaus.ghtml