Connect with us

Amazonas

Método Cápsula Vanessa se torna personagem de documentário inscrito no Oscar 2021

Publicado

em

Longa Protocolo da Morte retrata o protocolo de intubação orotraqueal precoce adotado no início da pandemia na maioria dos hospitais e centros de saúde do mundo todo e condenado pelo Grupo Samel

Assessoria de Imprensa – Grupo Samel

Logo após o registro do primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade de Manaus, em março de 2020, o Grupo Samel, em parceria com o Instituto Transire, empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM), desenvolveu um equipamento que permite o uso da Ventilação Não Invasiva (VNI) e impede a intubação orotraqueal precoce, que segundo estudos e profissionais de saúde, pode causar danos à saúde do paciente e leva-lo à morte.

A então batizada “Cápsula Vanessa” transformou o modo de tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, reduzindo o tempo de internação de 20 para 5 dias e salvando muitas vidas, sendo utilizada não somente nos hospitais da rede Samel, como adotada pelo já extinto Hospital de Campanha Gilberto Novaes, da Prefeitura de Manaus, e sendo levada gratuitamente a outros municípios do Amazonas, a outros estados do Brasil, como Pará, Acre, Mato Grosso, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros, chegando até ao exterior, como Bolívia e Colômbia.

Depois de alcançar grande notoriedade Brasil a fora e ser reconhecido, inclusive, pelo Ministério da Saúde, o método que permite o uso da VNI se tornou personagem do documentário Death Protocol (Protocolo da Morte), dirigido e produzido pelo ator, diretor e roteirista brasileiro André Felippe Di Mauro, que está na lista dos filmes que entraram na corrida pelo Oscar 2021, sendo qualificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer nas categorias “Documentary Feature” (Documentário Longa-Metragem), “Original Song” (Música Original) e “Original Score” (Trilha Sonora Original). As listas de seleção serão reveladas no dia 9 de fevereiro e as indicações ocorrerão em 15 de março, sendo a realização do 93 Oscar em 25 de abril.

O longa foi produzido durante a pandemia do novo coronavírus e retrata o protocolo de intubação orotraqueal precoce, adotado no início da pandemia na maioria dos hospitais e centros de saúde do mundo todo e condenado pelo Grupo Samel, que através da Cápsula Vanessa, compartilhou sua experiência de sucesso através do uso do equipamento, salvando a vida de milhares de pessoas.

O filme está disponível na plataforma “Sala de Cinema” e o acesso está liberado para quem desejar assisti-lo: http://saladecinema.com/protocolo-da-morte/. Senha: Vida.

Amazonas

Estudante morre engasgado enquanto jantava em Manaus

Publicado

em

Um estudante de 21 anos morreu engasgado no fim da noite deste sábado (15), dentro de casa, no bairro Presidente Vargas, em Manaus, enquanto jantava.

A família de Jhonatas Duarte de Souza contou que, horas antes de o caso ocorrer, ele chegou a passear com a filha, uma bebê de nove meses, em uma orla do bairro.

“Ele pediu minha bênção, e disse que ia dormir, mas antes perguntou da mãe dele se tinha algo para comer pois estava com fome. A namorada dele chegou em seguida. A janta foi linguiça com miojo. Não demorou muito, ouvimos gritos. Ele estava jogado no chão, se debruçando”, disse o pai da vítima, João da Silva, jardineiro de 56 anos.

O pai disse que bateram nas costas do jovem para tentar socorrê-lo, mas ele não reagiu. A família chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o pai, a região da garganta do filho ficou inchada e, horas antes do caso, o estudante reclamou de dor na garganta para a mãe.

João da Silva perdeu o filho mais velho. Ele tem outro filho de 18 anos. Todos moravam na mesma casa.

“Um rapaz jovem, novo, deixou a filha de nove meses … linda a minha neta. Ele vivia com ela, mas, tem que ser o dia [da morte]. A gente fez de tudo que estava ao nosso alcance”, comentou o pai. A vítima ajudava um tio com serviços de metalúrgica.

Leia Mais

Amazonas

Fiscalização flagra motoristas sob efeito de álcool no trânsito em Manaus

Publicado

em

O Núcleo Especializado de Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), flagrou quatro motoristas sob efeito de álcool na noite de sexta-feira (14), na avenida Itaúba, na Zona Leste de Manaus. Um homem foi preso após tentar fugir da barreira de fiscalização.

O flagrante ocorreu durante mais uma edição da operação “Pela Vida”, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Durante a ação, agentes conseguiram capturar um motorista que, na fuga para fugir da fiscalização, acabou provocando uma colisão. O motorista, que estava alcoolizado, foi conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Além de alcoolemia, outras irregularidades foram encontradas durante a fiscalização, entre elas a ausência de documentos e equipamentos obrigatórios.

Durante a operação, oito veículos foram removidos ao parqueamento do Detran-AM.

Leia Mais

Amazonas

Quarenta metros cúbicos de madeira ilegal são apreendidos em carreta no interior do Amazonas

Publicado

em

Quarenta metros cúbicos de madeira ilegal foram apreendidos pela polícia no município de Humaitá, distante 590 quilômetros de Manaus, no sábado (15). Segundo a polícia, a madeira ilegal era transportada em uma carreta e o motorista foi detido.

De acordo com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), a polícia fazia uma fiscalização a crimes ambientais na rodovia BR-230, durante a manhã. Por volta de 7h, a carreta passou pelo local e foi abordada pelos policiais.

Os agentes solicitaram o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o transporte deste tipo de material, mas o documento apresentado pelo motorista informava uma quantidade de madeira inferior a que estava no veículo.

A carreta e a madeira foram apreendidas pelo Batalhão Ambiental. O motorista foi detido e levado para a 8ª Delegacia Interativa de Humaitá (DIH) para prestar esclarecimentos.

Leia Mais

Mais lidas