Connect with us

Amazonas

MPF instaura inquérito para apurar controle de surto de H1N1 no AM

Publicado

em

Em portaria, órgão afirma que estado teve 20 mortes pelo vírus somente em 2019.

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para apurar as medidas tomadas para controle do surto de H1N1 (Influenza A) no Estado do Amazonas. De acordo com a portaria, publicada no diário eletrônico nesta segunda (9), considera-se que o ano de 2019 já contabiliza mais de 20 mortes em razão da doença no estado.

(CORREÇÃO: O G1 errou ao informar que o MPF investiga medidas adotadas pelo Estado para controle do surto de H1N1, com mais de 20 mortes pela doença em 2020. Na verdade, o surto ocorreu em 2019 e não este ano, conforme divulgado pelo órgão. A informação foi corrigida às 22h50).

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que não há casos de mortes no Amazonas em decorrência de H1N1 em 2020. “Neste ano, os três óbitos registrados no Estado foram por Influenza B, e não Influenza A”, diz comunicado.

O MPF, na portaria assinada pela procuradora Bruna Menezes Gomes da Silva, pede esclarecimentos à Susam e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) sobre as medidas de enfrentamento ao vírus e classifica a situação como “surto”.

A Susam divulgou, no último Boletim Epidemiológico, que o Amazonas teve, em 2020, até o momento, quatro casos notificados de Influenza A (H1N1).

Em 2019, 32 pessoas morreram no Amazonas por contaminação do H1N1. Foram 25 só em Manaus, além de casos em Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Maués, São Gabriel da Cachoeira, São Sebasão do Uatumã e Urucurituba.

Ainda em nota, a Susam se colocou à disposição para prestar informações necessárias ao MPF e detalhou trabalhos feitos atualmente no combate ao vírus. A FVS monitora semanalmente a circulação dos vírus por Manaus. Confira posicionamento na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que não há casos de mortes no Amazonas em decorrência de H1N1 (Influenza A) em 2020. Neste ano, os três óbitos registrados no Estado foram por Influenza B, e não Influenza A.

Desde novembro de 2019, o Amazonas vem se preparando e intensificando as ações em função da Síndrome Respiratória Aguda Grave que costuma aumentar no período de chuva.

Em janeiro deste ano, o Governo do Amazonas instalou o Comitê Estadual de Resposta Rápida para Vírus Respiratório para executar ações de prevenção e controle de epidemias por síndromes gripais nas redes de saúde pública e privada de atenção básica e especializada da capital e do interior, visando a agilidade na execução das ações de notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas, previstos no Plano estadual de vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG) para o surto sazonal de doenças respiratórias vivenciado atualmente no Estado.

A Susam destaca que a rede de saúde se encontra abastecida com o antiviral indicado para o tratamento da influenza e que notas técnicas com recomendações têm sido encaminhadas para todas as unidades da rede pública e privada da capital e também do interior sobre as síndromes respiratórias.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) também monitora semanalmente a circulação dos vírus respiratórios em Manaus, o que permite a intensificação das ações de prevenção.

Leia Mais
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 13 =

Amazonas

Protocolo contra a Covid-19 desenvolvido pelo Grupo Samel é utilizado com sucesso no Paraguai; veja vídeo

Publicado

em

O presidente do grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, vem informar que os estudos do uso da proxalutamida, para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, se estenderam e colaboramos com o Hospital Barrio Obreiro, em Assunção, capital do Paraguai, no último mês, ao realizar o teste com fármaco em 25 pacientes, muitos em estado grave.

A nossa expectativa com o uso do medicamento foi bastante satisfatória frente aos resultados positivos que já obtemos não só aqui em Manaus, mas também no Paraguai e no mundo. O uso emergencial do fármaco já está em demais continentes, como a África e na região da Índia, que já se preparam para os testes com a droga.

Temos a certeza que este é um método ideal para o tratamento da Covid para, assim, termos mais vidas salvas. Nosso compromisso com a saúde, a ciência e a vida se fortalece a cada avanço que damos neste intenso combate!

Veja vídeo:

Fonte: Portal CM7

Leia Mais

Amazonas

Mais 221 e 5 mortes por Covid-19, são registradas no Amazonas

Publicado

em

Amazonas – O estado registrou mais cinco mortes por Covid -19, neste domingo (4), sendo duas ocorridas nas últimas 24 horas e três registradas em dias anteriores, porém confirmadas agora. O total de vidas perdidas para essa doença desde o início da pandemia subiu para 13.342 no estado.

Foram confirmados 221 novos casos da doença, o que totaliza 404.045 registros no estado, segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 383 pacientes internados em Manaus, sendo 197 em leitos clínicos (34 na rede privada e 163 na rede pública), 185 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (36 na rede privada e 149 na rede pública) e um em sala vermelha na rede pública.

Há, ainda, outros 35 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 29 estão em leitos clínicos (sete na rede privada e 22 na rede pública) e seis estão em UTI na rede pública.

No boletim consta, também, que há outros 45 pacientes internados com Covid-19 na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São três em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 42 em leitos clínicos.

Dos 404.045 casos confirmados no Amazonas até este domingo, 188.364 são de Manaus (46,62%) e 215.681 do interior do Estado (53,38%).

Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.177 óbitos confirmados em decorrência de Covid-19. Todos os municípios têm óbitos confirmados, totalizando 4.165 no interior.

O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Ao todo, cinco municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Amaturá, Apuí, Atalaia do Norte, Silves e Tapauá.

Leia Mais

Amazonas

Assaltantes armados perseguem trabalhador no bairro do Alvorada

Publicado

em

Onda de assaltos preocupam moradores de Manaus. Um vídeo enviado para o Portal Cm7 mostra um jovem sendo perseguido por homem armado no bairro do Alvorada I, zona Centro-Oeste da capital.

Os assaltantes estavam em uma motocicleta XRE 300 e pararam na frente de uma residência, supostamente para realizar furtos, mas é neste momento que o trabalhador passa com uma mochila nas costas pelos criminosos e começa ser perseguido por um dos homens. A vítima corre e os dois ladrões seguem a sua procura.

Não há informações sobre a vítima ou os criminosos.

Leia Mais

Mais lidas