Connect with us

Amazonas

Mulheres de Força: Conheça um pouco da trajetória de Yara Lins, única mulher no colegiado do TCEAM

Publicado

em

Na Semana da Mulher, convém homenagear personalidades femininas marcantes do Amazonas, cuja a trajetória inspira e se torna exemplo não somente para aqueles que querem seguir um caminho parecido, mas para os próprios colegas que convivem diariamente. Estamos falando sobre a conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins.

Currículo

Servidora de carreira do TCE-AM, a conselheira Yara Lins dos Santos, graduou em Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1985 e em Direito pela Universidade Paulista (Unip) em 2007. Mas seu currículo e experiência vão além disso, ela também fez cursos de aperfeiçoamento de; Secretária executiva – IDORTH; Prática Orçamentária – CODEAMA; Relações Públicas – SENAC; Administração Financeira – Fundação Getúlio Vargas; Administração de Pessoal – Fundação Getúlio Vargas; Curso de Estudos de Política Estratégica – ADESG/AM e vários outros congressos para atualização de conhecimento.

Yara Lins começou sua carreira profissional como taquigrafista em 1975 passando por diversas outras funções no TCE-AM, como; Secretária Administrativa, Assessora da Presidência, cargo comissionado de Assessor de Conselheiro, Relatora das Contas do Governo, e uma outra infinidade de atribuições até ser finalmente nomeada conselheira de Contas em 2014.

Segunda no TCE

Yara Lins foi a segunda no TCEAM, após Eunice Michilles, e também foi eleita para presidir o órgão. Esse fato histórico ocorreu em dezembro de 2017 após uma sessão extraordinária, onde a conselheira foi aclamada pelos colegas para comandar o órgão no biênio 2018/2019. Em sua gestão, além de apoiar e incentivar as ações ambientais e pedagógicas do Tribunal, aperfeiçoou o serviço de dados do TCE implantando o maior e mais moderno data center do Norte/Nordeste do Brasil.

Homenagem

Provando mais uma vez ser bem quista pelos servidores do TCE-AM, Yara recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sendo condecorada com a medalha Ruy Araújo.

Na ocasião, a galeria da Aleam ficou lotada de servidores que foram prestigiar a conselheira que é servidora de carreira do órgão.

“Minha gestão buscou e busca diariamente adotar uma forma de atuar mais humanizada, com um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, pois entendo que a melhoria dos resultados está firmemente ligada ao fato dos servidores mantenham um certo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Essa medalha também é de todos vocês”, disse Yara Lins na ocasião.

Por essas razões, Yara Lins representa “Mulheres de Força”, que conquistaram seu espaço sua doçura, mas também muita garra e determinação de trabalho.

 

Desembargador Welington Araújo representando o TJAM na entrega da medalha de ouro Cidade de Manaus a então presidente do TCEAM

Yara Lins sendo homenageada com Medalha Cidade de Manaus na CMM

Posse de Yara Lins como presidente do TCEAM

Seminário de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

Plenário e Galeria lotados na homenagem a entao presidente do TCEAM

Yara Lins em sua posse juntamente com o atual presidente do TCE

Yara Lins recebendo homenagem com medalha Ruy Raújo na Aleam

Yara recebendo a comenda Colar do Mérito de Contas no TCEAM EM 2014

Conselheiros Yara Lins e Érico Desterro no Simpósio Ncional das Ouvidorias

Amazonas

Protocolo contra a Covid-19 desenvolvido pelo Grupo Samel é utilizado com sucesso no Paraguai; veja vídeo

Publicado

em

O presidente do grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, vem informar que os estudos do uso da proxalutamida, para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, se estenderam e colaboramos com o Hospital Barrio Obreiro, em Assunção, capital do Paraguai, no último mês, ao realizar o teste com fármaco em 25 pacientes, muitos em estado grave.

A nossa expectativa com o uso do medicamento foi bastante satisfatória frente aos resultados positivos que já obtemos não só aqui em Manaus, mas também no Paraguai e no mundo. O uso emergencial do fármaco já está em demais continentes, como a África e na região da Índia, que já se preparam para os testes com a droga.

Temos a certeza que este é um método ideal para o tratamento da Covid para, assim, termos mais vidas salvas. Nosso compromisso com a saúde, a ciência e a vida se fortalece a cada avanço que damos neste intenso combate!

Veja vídeo:

Fonte: Portal CM7

Leia Mais

Amazonas

Mais 221 e 5 mortes por Covid-19, são registradas no Amazonas

Publicado

em

Amazonas – O estado registrou mais cinco mortes por Covid -19, neste domingo (4), sendo duas ocorridas nas últimas 24 horas e três registradas em dias anteriores, porém confirmadas agora. O total de vidas perdidas para essa doença desde o início da pandemia subiu para 13.342 no estado.

Foram confirmados 221 novos casos da doença, o que totaliza 404.045 registros no estado, segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 383 pacientes internados em Manaus, sendo 197 em leitos clínicos (34 na rede privada e 163 na rede pública), 185 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (36 na rede privada e 149 na rede pública) e um em sala vermelha na rede pública.

Há, ainda, outros 35 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 29 estão em leitos clínicos (sete na rede privada e 22 na rede pública) e seis estão em UTI na rede pública.

No boletim consta, também, que há outros 45 pacientes internados com Covid-19 na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São três em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 42 em leitos clínicos.

Dos 404.045 casos confirmados no Amazonas até este domingo, 188.364 são de Manaus (46,62%) e 215.681 do interior do Estado (53,38%).

Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.177 óbitos confirmados em decorrência de Covid-19. Todos os municípios têm óbitos confirmados, totalizando 4.165 no interior.

O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Ao todo, cinco municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Amaturá, Apuí, Atalaia do Norte, Silves e Tapauá.

Leia Mais

Amazonas

Assaltantes armados perseguem trabalhador no bairro do Alvorada

Publicado

em

Onda de assaltos preocupam moradores de Manaus. Um vídeo enviado para o Portal Cm7 mostra um jovem sendo perseguido por homem armado no bairro do Alvorada I, zona Centro-Oeste da capital.

Os assaltantes estavam em uma motocicleta XRE 300 e pararam na frente de uma residência, supostamente para realizar furtos, mas é neste momento que o trabalhador passa com uma mochila nas costas pelos criminosos e começa ser perseguido por um dos homens. A vítima corre e os dois ladrões seguem a sua procura.

Não há informações sobre a vítima ou os criminosos.

Leia Mais

Mais lidas