Connect with us

Amazonas

Mulheres de Força: Conheça um pouco da trajetória de Yara Lins, única mulher no colegiado do TCEAM

Publicado

em

Na Semana da Mulher, convém homenagear personalidades femininas marcantes do Amazonas, cuja a trajetória inspira e se torna exemplo não somente para aqueles que querem seguir um caminho parecido, mas para os próprios colegas que convivem diariamente. Estamos falando sobre a conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins.

Currículo

Servidora de carreira do TCE-AM, a conselheira Yara Lins dos Santos, graduou em Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1985 e em Direito pela Universidade Paulista (Unip) em 2007. Mas seu currículo e experiência vão além disso, ela também fez cursos de aperfeiçoamento de; Secretária executiva – IDORTH; Prática Orçamentária – CODEAMA; Relações Públicas – SENAC; Administração Financeira – Fundação Getúlio Vargas; Administração de Pessoal – Fundação Getúlio Vargas; Curso de Estudos de Política Estratégica – ADESG/AM e vários outros congressos para atualização de conhecimento.

Yara Lins começou sua carreira profissional como taquigrafista em 1975 passando por diversas outras funções no TCE-AM, como; Secretária Administrativa, Assessora da Presidência, cargo comissionado de Assessor de Conselheiro, Relatora das Contas do Governo, e uma outra infinidade de atribuições até ser finalmente nomeada conselheira de Contas em 2014.

Segunda no TCE

Yara Lins foi a segunda no TCEAM, após Eunice Michilles, e também foi eleita para presidir o órgão. Esse fato histórico ocorreu em dezembro de 2017 após uma sessão extraordinária, onde a conselheira foi aclamada pelos colegas para comandar o órgão no biênio 2018/2019. Em sua gestão, além de apoiar e incentivar as ações ambientais e pedagógicas do Tribunal, aperfeiçoou o serviço de dados do TCE implantando o maior e mais moderno data center do Norte/Nordeste do Brasil.

Homenagem

Provando mais uma vez ser bem quista pelos servidores do TCE-AM, Yara recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sendo condecorada com a medalha Ruy Araújo.

Na ocasião, a galeria da Aleam ficou lotada de servidores que foram prestigiar a conselheira que é servidora de carreira do órgão.

“Minha gestão buscou e busca diariamente adotar uma forma de atuar mais humanizada, com um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, pois entendo que a melhoria dos resultados está firmemente ligada ao fato dos servidores mantenham um certo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Essa medalha também é de todos vocês”, disse Yara Lins na ocasião.

Por essas razões, Yara Lins representa “Mulheres de Força”, que conquistaram seu espaço sua doçura, mas também muita garra e determinação de trabalho.

 

Desembargador Welington Araújo representando o TJAM na entrega da medalha de ouro Cidade de Manaus a então presidente do TCEAM

Yara Lins sendo homenageada com Medalha Cidade de Manaus na CMM

Posse de Yara Lins como presidente do TCEAM

Seminário de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

Plenário e Galeria lotados na homenagem a entao presidente do TCEAM

Yara Lins em sua posse juntamente com o atual presidente do TCE

Yara Lins recebendo homenagem com medalha Ruy Raújo na Aleam

Yara recebendo a comenda Colar do Mérito de Contas no TCEAM EM 2014

Conselheiros Yara Lins e Érico Desterro no Simpósio Ncional das Ouvidorias

Amazonas

Filho se recusa a cortar o cabelo e mata o pai após discussão em Manaus

Publicado

em

Um jovem de 18 anos foi preso em Manaus, nesta terça-feira (13), suspeito de matar o pai, um vendedor ambulante de 38 anos. Segundo a polícia, o crime ocorreu depois que o filho se recusou a cortar o cabelo para se apresentar no Exército.

O pai foi atingido por três facadas após uma discussão com o suspeito na casa da família. A vítima ainda foi socorrida e levada por parentes até o Hospital 28 de Agosto, mas não resistiu.

O filho foi preso em flagrante, pouco depois do assassinato, e levado para a sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Segundo o delegado Daniel Vezzani, responsável pelo caso, o jovem disse que não estava sob efeito de drogas.

“O filho alega que realmente haviam ocorrido outros desentendimentos, mas de pequena proporção, mas dessa vez, o autor disse que o ‘balde transbordou’ e ele se arrependeu do que praticou”, disse o delegado.

“O filho alega que o pai era muito exigente, cobrava muito do filho, e nessa exigência, resultou nesse crime. Um gesto impensado, segundo o depoimento. Ele cometeu esse crime de homicídio qualificado por motivo fútil, que é aquele banal, insignificante por causa de um corpo de cabelo”, finaliza.

O suspeito está custodiado na DEHS e será encaminhado para audiência de custódia ainda nesta terça-feira (13).

Leia Mais

Amazonas

Corpo de homem é encontrado boiando em igarapé no Educandos; cenas fortíssimas

Publicado

em

 

Manaus – Um homem até o momento não identificado, foi encontrado boiando na tarde desta segunda-feira (12), nas proximidades da ponte da ponte na Avenida Lourenço da Silva, no bairro do Educandos, na Zona Sul de Manaus.

CENAS FORTES:

 

 

Segundo informações, pedestres avistaram um corpo e acionaram a polícia, que informou ao Instituto Médico Legal (IML), para fazer a remoção.

Segundo a perícia criminal, o homem tinha perfurações no pescoço e nas costas. A polícia investiga o crime.

FONTE: CM7

Leia Mais

Amazonas

Emenda de Alessandra vai reforçar a educação de crianças da Zona Norte

Publicado

em

A deputada estadual licenciada Alessandra Campêlo (MDB) inaugurou, nesta segunda-feira (12), o projeto Reforço Jovem Manaus, que vai oferecer aulas de reforço a 160 alunos das redes municipal e estadual de ensino da Zona Norte da capital de forma gratuita. O projeto é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), e viabilizado por meio de emenda parlamentar de autoria de Alessandra no valor de R$ 200 mil.

As aulas acontecerão na sede do Instituto Jovens do Futuro, localizado no bairro Santa Etelvina, e serão direcionadas a estudantes do 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental do bairro e adjacências.

De acordo com a diretora do instituto, Hellen Andrade, as aulas terão duração de 12 meses e irão trabalhar com foco na melhoria da aprendizagem desses alunos.

“O projeto vai identificar dificuldades e trabalhar em cima delas para que os estudantes aprendam melhor. Para isso, temos uma equipe multidisciplinar preparada para atendê-los. Estou feliz em finalmente darmos início a esse projeto. A deputada é nossa parceira desde 2019 e não hesita em escutar e atender nossas demandas, seja na capital, seja em Manacapuru e Iranduba, onde também executamos esse projeto”, disse.

A atual secretária de Assistência Social, Alessandra Campêlo, destacou o papel do projeto para a melhoria da aprendizagem.

“Dessa forma, estamos chegando até as dificuldades desses alunos e trabalhando com uma equipe extremamente capacitada para que todas essas dificuldades sejam sanadas, além de uma sala equipada e confortável para eles. A educação também é uma bandeira que carrego em meu mandato e me alegro em ver que emendas minhas vão beneficiar esses estudantes”, afirmou.

FONTE: CM7

Leia Mais

Mais lidas