Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Nova subvariante da covid-19 chega ao Brasil e preocupa devido aos casos graves e mortes registradas

Foto: divulgação

A Secretaria de Saúde do estado do Mato Grosso anunciou a descoberta de uma nova subvariante do coronavírus, a JN 2.5, uma mutação da Ômicron. Conforme divulgado pela Secretaria, “Esta é a primeira ocorrência registrada da subvariante em território brasileiro”.

Em um comunicado oficial, a Secretaria elucidou que o laboratório central estadual sequenciou e detectou a nova subvariante durante uma pesquisa realizada entre 16 e 18 de janeiro. No total, quatro mulheres foram diagnosticadas com a nova variante e precisaram ser hospitalizadas.

Deste grupo, três receberam alta e atualmente se encontram em estado estável, cumprindo isolamento domiciliar sob supervisão da vigilância municipal. A quarta paciente, que sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica, infelizmente não resistiu. “Porém, a equipe de vigilância da SES [Secretaria de Estado de Saúde] segue investigando o caso e ainda não é possível confirmar se a covid-19 foi a causalidade da morte.”

O governo estadual solicitou à população que evite o pânico, mas mantenha a vigilância sobre possíveis sintomas gripais. As diretrizes oficiais persistem no uso das máscaras ao apresentar sintomas de gripe ou resfriado, higienização das mãos com sabão ou álcool em gel 70% e, claro, a imunização contra a doença.

É válido ressaltar que além do Brasil, a subvariante JN 2.5 já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

Informações creditadas à Agência Brasil.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/casos-graves-e-m0rte-nova-subvariante-da-covid-19-chega-ao-brasil/