Connect with us

Amazonas

Número de pessoas ocupadas no AM cresce 3,6% em um ano

Publicado

em

Comércio e agricultura foram as principais atividades empregadoras no ano de 2019.

O número de pessoas ocupadas no Amazonas teve um acréscimo de 3,6% no ano passado em comparação a 2018, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (26). O comércio e agricultura foram as atividades que mais empregaram.

Em 2019, a população ocupada foi estimada em 1,65 milhões de pessoas. Em 2018, o total era de 1,60 milhão de pessoas. Há oito anos, o número registrado foi de 1,41 milhão.

Na Região Norte, em 2019, o trabalhador por conta própria representou 33,6% do total de 2,5 milhões pessoas ocupadas. O número mostra uma tendência de crescimento e uma diferença de 4,6 pontos percentuais em relação a 2012 (29%).

Enquanto isso, a proporção do empregado no setor privado com carteira de trabalho assinada em relação ao número de pessoas ocupadas mostra uma tendência de queda desde 2014, chegando ao seu valor mínimo em 2019, ou seja, 20,7%, 1,6 milhão de pessoas ocupadas.

As outras categorias mostram certa estabilidade em seus números: em 2019, a proporção de empregados no setor público (inclusive servidor estatutário e militar) representou 15,7%; a de empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada, 14,9%; a de trabalhador familiar auxiliar, 5,9%; a de trabalhador doméstico, 5,7% e a de empregador, 3,5%.

A PNADC 2019 – Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019, também mostra que, em relação a distribuição percentual, há três principais grupamentos de atividade que se destacam na composição estrutural por grupamentos de atividades do mercado de trabalho do Amazonas.

Em 2019, o principal grupo nessa composição estrutural foi comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, que representou 19,8%, o que equivale a 327 mil pessoas ocupadas nesse grupo.

O segundo, foi o grupo da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que representou 18,1%, o que equivale a 298 mil pessoas. O grupo da Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais representou 17,8%, o que equivale 294 mil pessoas.

No Amazonas, em relação aos outros grupos, a indústria geral representou, em 2019, 10,8%, o que equivale a 178 mil pessoas ocupadas. A informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas representou 7,4%, o que equivale a 123 mil pessoas ocupadas.

O alojamento e alimentação representou 5,9%, o que equivale a 97 mil pessoas ocupadas. O transporte, armazenagem e correio representou 5,8%, o que equivale a 97 mil pessoas ocupadas. A construção representou 5,6%, o que equivale 93 mil pessoas ocupadas. O outro serviço representou 4,6%, o que equivale a 76 mil pessoas ocupadas. E, por último, o serviço doméstico representou 4,2%, o que equivale a 70

Amazonas

Homem é preso suspeito de participar de latrocínio em Anamã, no AM

Publicado

em

Um homem de 22 anos foi preso suspeito de participar de um latrocínio, roubo seguido de morte, no município de Anamã, no interior do Amazonas. Segundo a polícia, outros três suspeitos de participação no crime já tinham sido presos anteriormente.

De acordo com investigador do 81ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), de Anamã, Francisco Jaime Brito, o crime de latrocínio ocorreu no dia 14 de fevereiro deste ano, naquele município.

“Durante a 1ª fase da operação, chegamos à identidade de três suspeitos que foram presos no dia 28 de abril deste ano, em cumprimento a mandados de prisão preventiva em desfavor deles, pelo envolvimento na ação criminosa”, explicou o investigador.

As investigações sobre o crime seguiram e a polícia constatou a participação de um quarto envolvido no crime. Um mandado de prisão temporária foi solicitado à Justiça em nome dele.

“A ordem judicial foi expedida pela juíza Larissa Padilha Roriz Penna, da comarca de Anamã, e na tarde desta quinta, as equipes policiais da delegacia, efetuaram a prisão do indivíduo, em cumprimento a decisão judicial em desfavor dele”, disse Jaime Brito.

O suspeito irá responder pelo crime de latrocínio. Ele foi transferido para uma unidade prisional de Manaus, onde ficará à disposição da Justiça.

Leia Mais

Amazonas

Homem é preso suspeito de abusar de duas crianças em banheiro de bar no interior do AM

Publicado

em

Um homem de 38 anos foi preso, no domingo (8), suspeito de abusar sexualmente de duas meninas de 8 e 9 anos, no banheiro de uma bar, em Manacapuru (distante 70 quilômetros de Manaus).

Segundo a polícia, o bar fica localizado no Balneário do Miriti. Na ocasião, o suspeito aproveitou que as duas meninas entraram sozinhas no banheiro para abusá-las. Ele chegou a tentar tirar as roupas da menina mais velha.

Entretanto, quando percebeu que havia sido flagrado por outros adultos, o homem tentou fugir, mas foi detido e agredido por populares.

O suspeito foi levado à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, e deverá responder por abuso sexual infantil.

Leia Mais

Amazonas

Dupla morre após troca de tiros com a polícia no bairro Novo Aleixo

Publicado

em

No bairro Novo Aleixo, dois homens, de 20 e 26 anos, morreram após uma troca de tiros com a polícia na madrugada desta quarta-feira (11). O caso aconteceu na rua Capinzal, zona Norte de Manaus, por volta das 2h40.

De acordo com policiais do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), equipes estavam em patrulhamento quando pessoas informaram que os dois estariam fazendo assaltos em uma motocicleta. Quando a equipe se aproximou, os homens fugiram do local.

Durante a perseguição, a dupla se desequilibrou e caiu da moto. Após o acidente a dupla se levantou e atirou contra os policiais, que também efetuaram disparos.

Os homens foram encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, mas morreram em seguida.

Leia Mais

Mais lidas