Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

OMS alerta para crescimento de casos de sarampo globalmente

Foto: divulgação

Brasil – A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem reforçado o alerta sobre o crescente número de casos de sarampo em nível global. A conselheira técnica para sarampo e rubéola da OMS, Natasha Crowcroft, expressou grande preocupação sobre a situação atual da doença.

Durante uma conferência de imprensa em Genebra, ela mencionou um aumento constante da doença em todas as partes do mundo, com a exceção do continente Americano. “Estão mantendo-se fortes, no entanto, com o crescimento de casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS, é provável que vejamos casos e surtos nas Américas também”.

Dados mais atuais, de acordo com Natasha, indicam que mais de 300 mil casos de sarampo foram registrados durante 2023, o que representou um aumento de 79% em comparação ao ano precedente. Em 2023, houve o registro de epidemias de sarampo em 51 países, comparado com 32 no ano anterior.

Seguindo com o alerta, a conselheira destacou que “Os números divulgados estão subestimados”, referindo-se a casos subnotificados ao redor do globo. O levantamento aponta que, em 2022, o número de mortes por sarampo teve um aumento de 43%, totalizando aproximadamente 130 vítimas. “Como os casos se agravaram em 2023, estamos prevendo que, quando finalizarmos a análise dos dados, o número de mortes terá subido também”.

Em relação a crianças e vacinação, a OMS estima que há 142 milhões de infantes pelo mundo vulneráveis ao sarampo, devido à falta de vacinação, dos quais 62% estão em países de baixa e média renda, locais com maior risco de surtos da doença.

Natasha ressaltou que, ao longo da pandemia de Covid-19, muitas crianças não foram devidamente imunizadas contra o sarampo. Atualmente, a cobertura vacinal global contra a doença se encontra em 83%, percentual insuficiente, dado a alta contagiosidade da doença. “É necessário ter uma cobertura de 95% para podermos prevenir a ocorrência de casos de sarampo”, acrescentou.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/oms-alerta-para-aumento-de-casos-de-sarampo-no-mundo/