Manaus – A partir do dia 6 de fevereiro, inicia-se o período de solicitação dos créditos mensais do benefício do Passe Livre Estudantil para alunos das redes de ensino municipais e estaduais. A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), facilita a busca dessas informações através do site oficial.
Para verificação da concessão do benefício, os estudantes ou seus responsáveis devem acessar o portal da Prefeitura de Manaus: https://estudantegratuidade.manaus.am.gov.br/credito, inserir o CPF e, após a confirmação dos dados, clicar no botão verde.
Um aviso será exibido caso os créditos mensais já tenham sido solicitados, apresentando a seguinte notificação: “Estudante já recebeu a carga gratuita deste mês”.
“Estamos focados em assegurar que todos os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de Manaus tenham o devido acesso ao transporte para suas respectivas escolas. Este processo facilitado de solicitação dos créditos do Passe Livre Estudantil corroboram nosso engajamento com a educação e mobilidade urbana”, declara Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.
Em dezembro de 2023, a renovação do convênio entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas foi realizada, ofertando a 170 mil estudantes de escolas municipais e estaduais o Passe Livre Estudantil para incentivar a mobilidade e acessibilidade à educação.
O Decreto 5.239, de 27 de janeiro de 2022, estabelece que o benefício confere 44 viagens gratuitas para estudantes de escolas públicas que moram a mais de um quilômetro de distância da escola. Se a distância for inferior a um quilômetro, o aluno ainda tem o direito ao benefício da meia-passagem estudantil.
É importante frisar que os alunos devem solicitar seus créditos mensalmente através do site, pois estes não são cumulativos.