fbpx
Pesquisar
Close this search box.

PC realiza operação contra agendamentos irregulares da nova Carteira de Identidade em Manaus

Foto: divulgação

Na manhã desta terça-feira (9), a Operação Marca D’água foi lançada com o intuito de atacar as práticas ilegais envolvendo o agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN) através de plataformas digitais, como redes sociais e aplicativos de mensagens. Essa iniciativa, coordenada pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), visa erradicar a manipulação fraudulenta que tem circulado online.

Como resultado desta operação, foram efetuadas oito ações de busca e apreensão em locais chave, após denúncias apontarem para manipulações no processo de obtenção do novo documento, administrado pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM). Essa situação motivou investigações minuciosas por parte da Polícia Civil, culminando nos procedimentos realizados hoje.

Adicionalmente, nota-se que durante a execução da operação, um número correspondente de indivíduos, ou seja, oito pessoas, foram detidos e encaminhados para prestar depoimentos na delegacia. Em meio às apreensões efetuadas, o destaque vai para aparelhos celulares e dois computadores, elementos que podem conter evidências cruciais para as investigações em curso.

Prevê-se que maiores esclarecimentos acerca dos desdobramentos da Operação Marca D’água, bem como dos próximos passos no combate ao agendamento ilegal de emissão da CIN, serão fornecidos pela Polícia Civil em uma coletiva de imprensa prevista para ocorrer ainda hoje, terça-feira (9). Esta coletiva promete aprofundar os detalhes sobre as ações tomadas e o progresso da operação no enfrentamento a este tipo de crime cibernético.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/pc-deflagra-operacao-contra-agendamentos-irregulares-da-nova-carteira-de-identidade-em-manaus/