Connect with us

Política

Pesquisa da iMarketing, aponta David Almeida com maior potencial de voto e menor taxa rejeição para 2020

Publicado

em

A décima rodada de estudo eleitoral do instituto iMarketing para a eleição de prefeito de Manaus em 2020 apontou o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) David Almeida (Avante) na liderança, com 16,3%. Apesar do empate técnico com o ex-governador Amazonino Mendes (PDT), que está com 16,2% na pesquisa estimulada, David que tem uma das menores rejeições, lidera outros dois cenários e apresenta o maior potencial de votos, com 34,3%, contra 31,1% do pedetista.

No primeiro estudo da iMarketing que coloca Amazonino e Eduardo Braga no mesmo cenário, o senador aparece em quarto lugar na estimulada, com 10,2%. Braga caiu 5,4% em relação ao estudo de junho, quando Amazonino não foi incluído na pesquisa como pré-candidato. À frente de Braga, o deputado federal José Ricardo aparece em terceiro, com 10,2%. Do mesmo modo como o senador, o deputado petista também caiu 2,4% diante do estudo de junho.

A nova pesquisa mostra, ainda, um distanciamento significativo do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, dos primeiros lugares da disputa. Rotta, que variava entre o terceiro e quarto lugar nas pesquisas da iMarketing e de outros institutos, desta vez caiu para 11º na pesquisa estimulada, com 3,4%: uma queda de 8,4 pontos percentuais.

No primeiro cenário, à frente de Rotta, aparece em quinto lugar o deputado federal Alberto Neto (6,7%), seguido do deputado estadual Serafim Corrêa (4,4%), do vereador Chico Preto (4,3%), do ex-deputado Hissa Abrahão (3,5%), do deputado federal Marcelo Ramos (3,7%), e da ex-deputada Rebecca Garcia (3,7%). Abaixo de Rotta, a lista segue com a ex-senadora Vanessa Grazziotin (1,7%), e, em 13º o vice-presidente da Codese Manaus, Romero Reis (0,6%).

Espontânea
Na pesquisa espontânea, o ex-governador Amazonino aparece com 7%; seguido de David Almeida, com 6%. O deputado federal José Ricardo recuou 0,2% em relação à pesquisa espontânea de junho e aparece nesse último estudo com 2,3%, seguido de Eduardo Braga, que também caiu 0,9% frente ao estudo de junho, registrando 1,8% das intenções de votos.

O vereador Chico Preto aparece em quinto lugar na espontânea, com 1,6%, à frente de Alberto Neto (1,5%), de Marcos Rotta (1,0%) e de Serafim Corrêa (0,8%). A lista segue com Marcelo Ramos (0,7%), empatado com Rebecca Garcia (0,7%), Hissa Abrahão (0,4%), Vanessa Grazziotin (0,3% e Romero Reis (0,2%).

Rejeição
Hoje presidente do partido Avante, o ex-deputado David Almeida, que governou Amazonas interinamente por quase cinco meses, em 2017, além de liderar nas intenções de voto da pesquisa estimulada, é o pré-candidato com um dos menores percentuais de rejeição. Entre os 13 nomes estudados na soma de três cenários, David é o décimo colocado nesse estudo, com potencial de rejeição de apenas 7,1%.

Nesse quadro, o senador Eduardo Braga lidera o potencial de rejeição com 49,3%, seguido bem de perto por Vanessa Grazziotin, com 45,5%. O ex-governador Amazonino é o terceiro colocado na lista, com potencial de 37,2% de rejeição em Manaus. O deputado Serafim vem logo em seguida com 24%, seguido de Rebecca (19,4%), Marcelo Ramos (18,1%), José Ricardo (11,3%), Marcos Rotta (10,5%) e de Hissa Abrahão (9%). Abaixo de David Almeida, aparecem Romero Reis (6,4%), Chico Preto (4,6%) e Alberto Neto (4,4%).

Leia Mais

Amazonas

Médico veterinário é condenado a 3 anos de prisão por assediar e tentar estuprar funcionária em Manaus

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) condenou um médico veterinário a 3 anos de prisão por assédio e tentativa de estupro contra uma funcionária, em Manaus. Ele foi preso em setembro de 2020, após a vítima denunciar os crimes. Outras cinco funcionárias também registraram Boletim de Ocorrência contra ele.

A condenação de três anos de prisão do médico veterinário foi determinada pela 4ª Vara Criminal de Manaus. Ele responde pelos crimes de assédio sexual e importunação sexual. O processo está em segredo de Justiça.

O caso veio à tona, no ano passado, após a vítima registrar boletim de ocorrência contra o homem e expor a situação em redes sociais. Com isso, um mandado de prisão foi expedido e, segundo a polícia, o homem foi preso na casa de um pastor, no bairro Manoa, no dia 17 de setembro de 2020.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o médico veterinário permaneceu preso até o dia 2 de abril desde ano, quando deixou o sistema prisional após um alvará de soltura.

Leia Mais

Amazonas

Após aglomeração em ônibus, Prefeitura diz que vai aumentar nº de viagens e de veículos em Manaus

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (12), nove linhas de ônibus do transporte público da capital devem começar a rodar pelas ruas de Manaus com reforço de viagens e veículos para evitar aglomerações nos coletivos, segundo informou o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta sexta-feira (9).

Nas últimas semanas, a Rede Amazônica flagrou diversos ônibus e terminais com aglomeração de passageiros.

A medida, segundo a Prefeitura de Manaus, ocorre após a constatação de lotação de linhas em diversos pontos da cidade no horário de pico de passageiros.

Serão reforçadas as linhas 678, 676, 600, 560, 449, 448, 034, 013 e 010, que também terão aumento no número de viagens realizadas pelas referidas linhas.

O IMMU informou que realiza estudo em outras linhas da capital para avaliar a implementação de reforço como medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.

Flexibilização das medidas restritivas

 

Na segunda-feira (5), o Governo do Amazonas publicou o decreto com as alterações no horário de funcionamento do comércio. As medidas são por 15 dias.

Entre os destaques está a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes e a liberação para a retomada de aulas do ensino médio e cursos livres.

O Amazonas encontra-se na fase laranja da quarentena, que corresponde classificação de risco moderado para transmissão de Covid-19, segundo o governo do Estado.

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, o Amazonas registra mais de 352 mil infectados e o número de mortes supera os 12 mil.

Leia Mais

Amazonas

Cileide Moussallem presidente do ‘Movimento Virada Feminina’ no Amazonas, Veja vídeo

Publicado

em

Cileide Moussallem Rodrigues empresária da Comunicação no Estado e idealizadora do Portal de Notícias CM7, presidente do Virada Feminina no Amazonas. Com alcance mundial e com notáveis ações de políticas sociais voltadas para as mulheres, o movimento vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos e incentivadores.

Com atuação forte no combate à exploração sexual, discriminação e violência contra a mulher, a Instituição Virada Feminina conta com grandes expoentes no Brasil e no mundo.

Leia Mais

Mais lidas