Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Professores da rede pública no Amazonas enfatizam sua dedicação à educação e amor pela profissão

Professor desenvolveu projeto para atrair alunos para a sala de aula no interior do AM. — Foto: Divulgação/Seduc-AM

No Dia do Professor, a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) destaca algumas histórias inspiradoras de profissionais que estão transformando a sociedade por meio da educação. Um exemplo é o professor Rosenilson Gama, que decidiu seguir a carreira docente por acreditar no poder da educação como agente de transformação. Desde 2019, ele leciona Geografia na Escola Estadual Professora Maria Belém, em Barreirinha, e desenvolve um projeto chamado “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades”, que tem como objetivo melhorar a realidade dos alunos ribeirinhos, quilombolas e indígenas da etnia Sateré-Mawé. Por meio de atividades como gincanas educativas, trilhas ecológicas e contato com a natureza, Rosenilson conseguiu reduzir a taxa de evasão escolar e ainda recebeu reconhecimento no Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho.

Outra história de amor pela educação é a da professora Tatiane Figueiredo. Apesar de ter um emprego estável e rentável na indústria, Tatiane decidiu deixá-lo para seguir seu sonho de se tornar educadora. Desde então, ela leciona Física e utiliza sua paixão por tecnologia e disciplinas de exatas para engajar os alunos. Com 14 anos de docência, Tatiane afirma que a educação a tornou uma pessoa melhor e que tem plena consciência do impacto que sua profissão tem na vida dos alunos e suas famílias.

Esses são apenas alguns exemplos de professores que, todos os dias, dedicam-se a mudar a sociedade por meio da educação. O Dia do Professor é uma oportunidade de valorizar e reconhecer o trabalho desses profissionais, que atuam na linha de frente do ensino e aprendizagem nas salas de aula.