Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Qualidade do ar é considerada péssima e fumaça volta a encobrir Manaus durante o feriado de Dia dos Finados

Manaus é encoberta novamente por fumaça. — Foto: Pedro Dias/Rede Amazônica

Manaus enfrenta crise ambiental com volta da fumaça e qualidade do ar péssima no feriado de Dia dos Finados. A situação preocupante é resultado das queimadas na Região Metropolitana e no Pará, além da seca histórica que assola a região.

Durante todo o mês passado, os moradores da capital do Amazonas sentiram os impactos da fumaça, que encobriu a cidade. Segundo autoridades ambientais, o fenômeno é causado pelas queimadas e tem afetado a qualidade do ar.

Nesta quinta-feira, o odor das queimadas voltou a ser sentido em alguns pontos da cidade, deixando a qualidade do ar ainda pior. De acordo com o sistema Selva, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas, as regiões da Zona Leste e Sul de Manaus, principalmente nos bairros Zumbi dos Palmares e Morro da Liberdade, apresentam qualidade do ar péssima, com níveis de poluição acima dos limites toleráveis.

Em outras áreas, como na Zona Centro-Sul e no Centro de Manaus, a qualidade do ar é considerada muito ruim.

O motivo pelo qual a fumaça persiste sobre a cidade é explicado pelo Ibama. Segundo o órgão, a fumaça é transportada pelo ar, o que dificulta sua dissipação rápida, prejudicando a visibilidade e a qualidade do ar.

Um alerta emitido pela Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas indica que Manaus continuará sem ver o céu azul por um bom tempo. A falta de chuvas adequadas para o período contribui para que a massa de calor persista e mantenha a qualidade do ar comprometida nos próximos dias. As partículas de fumaça enfrentam dificuldades para se dispersar nessas condições, o que agrava a situação.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/02/qualidade-do-ar-e-considerada-pessima-e-fumaca-volta-a-encobrir-manaus-durante-o-feriado-de-dia-dos-finados.ghtml