Connect with us

Amazonas

Ricardo Nicolau pede que Delphina Aziz reative pronto-socorro para casos suspeitos da Covid-19

Publicado

em

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) pediu nesta quarta-feira, 12 de agosto, a reativação do pronto-socorro do hospital Delphina Aziz para o atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar defendeu que a unidade hospitalar se torne, de fato, referência para atendimento da doença, de modo que o Estado não repita os mesmos erros cometidos no início da pandemia.

“Os dados oficiais de mortes pela Covid-19 no Estado estão errados. Aqui, não morreram só três mil pessoas e, sim, mais de dez mil. Faço um pedido ao governo para que o Delphina Aziz seja de verdade uma unidade de referência da doença, reabrindo o pronto-socorro para todos os casos do coronavírus, incluindo para pacientes com os primeiros sintomas da doença”, solicitou Ricardo Nicolau.

O deputado alertou que, embora os números infectados no Amazonas estejam em queda, a pandemia ainda não terminou. Conforme apontado pelo parlamentar, atualmente, o hospital Delphina Aziz recebe somente pacientes confirmados para Covid-19, encaminhados diretamente para internação por meio da Central de Regulação.

Para Ricardo Nicolau, que é gestor na área da saúde hospitalar, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) precisa estabelecer o hospital Delphina Aziz como unidade preferencial de atendimento e, também, orientar a população nesse sentido. A ideia é evitar que as demais unidades da rede estadual de saúde acabem se tornando vetores de propagação do vírus.

“Isso já deveria ter sido feito antes. Com o Delphina Aziz sendo referência, os pacientes não irão procurar outras unidades de saúde, evitando a transmissão da Covid-19 para outras pessoas. Além disso, eles sairão de lá com o direcionamento correto para o tratamento da doença”, pontuou, reforçando a importância do tratamento precoce para evitar o agravamento de casos.

Novo ambulatório – O deputado Ricardo Nicolau defendeu, além da reativação do pronto-socorro, a implantação de um ambulatório no hospital Delphina Aziz destinado exclusivamente à reabilitação de pacientes curados da Covid-19 que apresentem sequelas no sistema respiratório. Pela proposta do parlamentar, o novo espaço deverá oferecer um tratamento completo de fisioterapia pulmonar logo após o paciente receber alta.

Amazonas

Homem é espancado até a morte após roubo na zona leste de Manaus

Publicado

em

Um homem, morreu após não resistir aos ferimentos de uma agressão física, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Ele estaria furtando cabos junto com um comparsa, que segue internado em estado grave.

De acordo com a 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a guarnição recebeu uma denúncia na madrugada de terça-feira (26), de que populares estariam agredido dois jovens que estavam furtando os cabos de fibra óptica.

Ao chegarem no local, já encontraram os suspeitos muito machucados, por isso, os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que levaram a dupla para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio.

Um deles, acabou não resistindo aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar, onde o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), na manhã desta quarta-feira (27). O comparsa segue internado no João Lúcio.

O caso já foi registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que aguarda a identificação da vítima para continuar as investigações sobre o caso.

 

Leia Mais

Amazonas

Agricultor é preso por abusar sexualmente de enteadas durante dez anos no Amazonas

Publicado

em

Segundo a polícia, o suspeito ficava observando as vítimas tomarem banho e tocava em suas partes íntimas, enquanto elas dormiam

Um agricultor de 31 anos foi preso, na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 9h, em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável, em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros a noroeste de Manaus). As vítimas foram as duas enteadas do homem, que sofreram abusos durante dez anos.

De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, as enteadas foram abusadas pelo próprio padrasto, entre os anos de 2010 e 2020. O suspeito ficava observando as vítimas tomarem banho e também tocava em suas partes íntimas, enquanto elas se preparavam para dormir.

“Em pelo menos duas ocasiões, ele tentou tirar a roupa das vítimas a força. Durante esse período todo, elas não se sentiram encorajadas a denunciar, uma vítima não sabia que a outra sofria os mesmos tipos de abusos e essa cadeia de abuso foi interrompida, porque uma das vítimas, que hoje tem uma filha de seis anos, ouviu dessa filha que ela também já estava sofrendo abusos sexuais semelhantes ao que ela sofreu”, explicou o delegado.

As duas irmãs foram até o Conselho Tutelar do município e relataram o que passaram durante dez anos, segundo a polícia, durante interrogatório, o suspeito confessou o crime. O agricultor foi preso e ficará na carceragem da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).

Fonte: D24am.

Leia Mais

Amazonas

Dupla é presa por tráfico de drogas na zona norte de Manaus

Publicado

em

Com a dupla foi apreendido diversas porções de entorpecentes, um simulacro de arma de fogo e um celular

Dois homens de 26 e 36 anos, foram presos na madrugada desta segunda-feira (25), por tráfico de drogas na rua 85, Comunidade Invasão dos Índios, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

De acordo com o primeiro-tenente, sub-comandante da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), identificado como Félix, a guarnição recebeu uma denúncia, por volta de 5h10, informando que dois homens estariam comercializando entorpecentes na rua 85.

“Os policiais foram até o local mencionando na denúncia e lá encontraram os suspeitos. Um deles ainda tentou fugir, mas foi capturado e rendido pelos policiais da 6ª Cicom. Foi dada voz de prisão e vários materiais foram apreendidos com a dupla”, disse.

Os homens estavam em posse de 28 porções de maconha, 12 porções de oxi, três porções pequenas de maconha, duas pedras grandes de oxi, três porções de cocaína, R$130 em espécie, uma balança de precisão, um simulacro de arma de fogo e um celular.

A dupla e os materiais apreendidos foram apresentados no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para os procedimentos cabíveis.

 

Leia Mais

Mais lidas