Manaus (AM) – O Rio Negro está prestes a alcançar uma mínima histórica em Manaus, com a previsão de ficar abaixo dos 12 metros, conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Na última sexta-feira (27), o nível do rio registrou 13,73 metros, configurando a 4ª menor cota desde o começo das medições hidrológicas em 1902.
A capital amazonense já vive uma situação crítica devido à estiagem, com o nível atual do Rio Negro apenas 1,03 metro acima da marca histórica de 12,70 metros registrada em 2010. Em razão da gravidade do cenário, Manaus declarou situação de emergência por 180 dias e interditou a Praia da Ponta Negra, após o nível do rio ficar abaixo da cota de segurança de 16 metros.
O pesquisador Artur Matos, coordenador nacional dos Sistemas de Alerta Hidrológico do SGB, destacou que o rio está descendo em uma média de 19 cm por dia. “Se essa média continuar, o Rio Negro pode ultrapassar a marca de 12,7 metros em menos de uma semana, e nas semanas seguintes, ficar abaixo dos 12 metros”, explicou Matos.
A estiagem não afeta somente o Rio Negro. Outros rios da Bacia Amazônica também estão em níveis críticos. Na última sexta-feira (27), o Rio Solimões em Itapéua registrou uma profundidade de apenas 37 cm, enquanto em Manacapuru, a cota chegou a 3,47 metros, se aproximando da menor marca histórica de 3,11 metros registrada em 2023.
A previsão é de que a situação continue a se agravar nas próximas semanas, com vários rios da região atingindo níveis recordes de baixa.
Leia mais:
Nível do Rio Negro atinge 17,47 metros e está próximo ao recorde de secas
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb
Fonte: https://portaltucuma.com.br/seca-no-rio-negro-pode-atingir-minima-historica-em-manaus-sl23/