Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Roberto Dinamite comemora implementação do programa “Dignidade Menstrual” após anos de luta

Foto: divulgação

Roberto Dinamite, célebre ex-jogador e atual diretor da Fundação Manaus Esporte (FME), não se limita ao glamour dos gramados. Ele está focado em fazer a diferença para a comunidade carente de Manaus, Amazonas. Como parte desse objetivo, Dinamite celebrou em 8 de fevereiro a introdução do Programa de Promoção e Proteção da Dignidade Menstrual. Esta iniciativa garante a disponibilidade gratuita de absorventes para mulheres cadastradas no Cadastro Único do governo federal.

Desde 2018, Dinamite defende essa causa como parte integral do projeto social que leva o seu nome. O “Absorvendo Afeto” é uma campanha que normalmente realiza atividades em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Ele expressou sua satisfação em ver seu esforço convertendo-se em uma iniciativa do governo federal, beneficiando assim, as mulheres de baixa renda. De acordo com Dinamite, essa conquista pertence à população.

O Programa “Dignidade Menstrual”, lançado no início do mês, beneficia mulheres de dez a 49 anos que se enquadram nos critérios pré-determinados. A primeira fase do programa irá distribuir gratuitamente absorventes em mais de 31.000 unidades do Farmácia Popular em mais de 4.400 municípios brasileiros.

Para acessar o benefício, as mulheres devem comprovar sua elegibilidade por meio do Farmácia Popular. Para isso, é necessário estar inserida no Cadastro Único (CadÚnico) e possuir CPF. Para estudantes, a renda familiar por pessoa deve ser de até meio salário mínimo. Para não-estudantes, a renda por pessoa deve ser de até R$ 218,00, o que é o critério para receber o “Bolsa Família”. Para pessoas em situação de rua, não há exigência de renda.

A autorização para retirada de absorventes será realizada unicamente pelo Meu SUS Digital. Para emitir a autorização, basta acessar o site ou o aplicativo e ativar o Programa Dignidade Menstrual.

Após a emissão, este documento deverá ser apresentado na unidade do Farmácia Popular em formato impresso ou digital, tendo validade de 180 dias. Com o CPF, a pessoa pode criar sua conta no aplicativo Gov.br ou no site: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br.

Informações fornecidas pela Assessoria. 

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/manaus/roberto-dinamite-comemora-implementacao-do-programa-dignidade-menstrual-que-defende-desde-2018/