Connect with us

Manaus

Serviço emergencial 190 recebeu mais de 188 mil trotes e ligações ‘por engano’ até agosto, em Manaus

Publicado

em

Trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

O serviço emergencial 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), registrou mais de 478,4 mil ligações de janeiro a agosto deste ano. No entanto, a central de serviços recebeu mais de 188,9 mil trotes e ligações “por engano”, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Só de ligações falsas, os conhecidos trotes, o 190 recebeu 108 mil chamados, o equivalente a 16,3% dos acionamentos do período. o trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro é passível de multa e prisão por até oito anos e, de acordo com o governo, gera prejuízos ao sistema de segurança, desperdiçando horas de trabalho e, em alguns casos, gerando até o deslocamento de policiais para locais onde não há ocorrência.

Já as ligações classificadas como “engano” somaram outras 80,8 mil.

“Uma ligação proposital para números de emergência com finalidade de desviar a função da linha, como trotes, falsas acusações, comunicação falsa de crimes, gerando movimentação desnecessária de dinheiro público ou desacato ao servidor, constitui crime previsto nos artigos 339 ao 342 do Código Penal”, informou a secretaria.

Além disso, a prática também se enquadra como crime contra a administração da Justiça, e crime contra o Servidor Público, do art. 331 do Código Penal. Esses crimes são passíveis de multa e/ou detenção ou reclusão, que vão de seis meses a oito anos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o Ciops tem o levantamento dos números telefônicos que realizam as chamadas falsas e deve encaminhar para abertura de inquérito pela Polícia Civil. Na maioria dos casos, as ligações são feitas por crianças e adolescentes, o que pode gerar até punições aos pais.

Amazonas

Após tentar fugir da polícia, homem é preso com drogas e armas na zona centro-oeste de Manaus

Publicado

em

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso em uma casa no beco Santa Terezinha, no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste da Capital, após tentar fugir da polícia nesta sexta-feira (19).

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, as equipes estavam patrulhando na região quando avistaram o suspeito, que tentou fugir pulando por telhados de casas no local, se escondendo em uma quitinete, posteriormente.

Após os policiais fazerem as buscas na região, encontraram o suspeito, com um revólver 38, seis munições, um simulacro caseiro, uma balança de precisão, um bloco de registros, além de 5 porções de cocaína, 21 porções de maconha e 242 pinos de cocaína.

O homem e seus pertences foram apreendidos e encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com os procedimentos sendo adotados no local.

 

Leia Mais

Amazonas

Homem é esfaqueado pelo irmão durante briga familiar em Manaus

Publicado

em

Uma discussão entre familiares foi parar na polícia e no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, após um deles ser esfaqueado, enquanto tentava impedir uma briga. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (19), no bairro do Mutirão, na zona norte de Manaus.

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, Breno dos Santos, 25, foi levado ao hospital com uma facada no braço. Segundo Santos, a confusão aconteceu após ele chegar em casa e ver o irmão brigando com a irmã, sendo esfaqueado enquanto tentava intervir.

Breno, antes de ser levado ao hospital, ficou agonizando, recebendo ajuda de sua família, posteriormente. Ele foi encaminhado para a emergência e não corre riscos de vida. O suspeito ainda não foi preso. A polícia civil deve assumir as investigações do caso.

De acordo com o hospital, Breno está consciente e ficará em observação pela equipe do hospital até receber alta médica.

 

Leia Mais

Amazonas

Homem é executado a tiros no bairro Compensa em Manaus

Publicado

em

Antônio Carlos Lima Pereira, 34, foi executado com mais de dez tiros na tarde desta sexta-feira (13), na Rua Cristo Rei, bairro Compensa 3, zona oeste de Manaus.

Segundo informações da 8 Companhia Interativa Comunitária (Cicom), dois homens, ainda não identificados, passaram pela via em uma motocicleta e efetuaram os disparos contra a vítima que estava em outra motocicleta.

 

“Conversamos com os parentes, ele tem uma passagem por roubo no ano de 2010 e agora vamos conversar com os familiares pra tentar colher mais informações para chegar às autores e a motivação do crime”, explicou o delegado Luis Rocha.

Antônio foi atingido com mais de dez tiros, sendo nas costas, cabeça e tronco. A vítima foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia.

A identidade dos suspeitos será investigada pela Delegação Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

 

Leia Mais

Mais lidas