fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

TCE-AM lança concurso sobre soluções de sustentabilidade na Amazônia

Foto: divulgação

O Amazonas lança uma nota vibrante de inovação e futuro sustentável com a revelação do concurso “Soluções Sustentáveis na Amazônia” pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (ECP/TCE-AM). Este evento marca um importante marco, em colaboração ética com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sua realização pontoa para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP) agendada para o ápice de 2025 em Belém, sendo este um acontecimento inédito, por ser a primeira vez que a majestosa Amazônia hospedará tal encontro de relevância internacional.

A possibilidade de abrir as portas para que os jovens estudantes contribuam com ideais inovadoras e sustentáveis capazes de enfrentar os desafios ambientais da Amazônia é destacada com entusiasmo pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. Ela enfatiza a fortificação do compromisso educacional e ambiental ao preparar a nova geração para a liderança na conservação do biodiverso bioma amazônico.

Almejando engajar estudantes do Ensino Fundamental II de escolas públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o concurso convida à inscrição de até cinco propostas por instituição. Estas propostas devem ser elaboradas em equipe, sob a tutoria de um professor. Triagem, avaliação, e uma seleção baseada em critérios como inovação, relevância regional, adesão ao tema proposto e praticabilidade definirão as etapas. As diretrizes completas podem ser acessadas no edital lançado na edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) deste último quinta-feira, 25 de julho.

A inscrição é gratuita e estará disponível do dia 26 de julho até o dia 23 de agosto de 2024. Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico especializado. A apuração culminará na escolha de 28 projetos inovadores, onde 18 serão de escolas forasteiras e 10 oriundos de Manaus.

Um leque de prêmios aguarda os vencedores, associando reconhecimento com tecnologia como notebooks, tablets e smartphones. As escolas vitoriosas receberão ainda como prêmio datashows, potencializando seu arsenal pedagógico. A premiação será um destaque na programação da abertura do ano letivo de 2025 da Escola de Contas Públicas do TCE-AM em Manaus, com uma data ainda a ser determinada.

O conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador-geral da ECP, enfatiza o estímulo à criatividade dos jovens e seu engajamento com tópicos urgentes ao meio ambiente como gestão de água e manejo de resíduos. Ele acredita que o frescor e a perspectiva jovem podem fazer a diferença na sustentabilidade da Amazônia.

Delineando o compromisso em promover não apenas a educação ambiental como também a conscientização sobre a sustentabilidade na Amazônia, o concurso serve de preparatório para a emblemática 30ª COP. Para mais detalhes sobre o requisito e processo de inscrição, confira o *link* do [EDITAL DOE 25julho2024](https://bit.ly/inscriçãoCSS).

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/escola-de-contas-do-tce-am-lanca-concurso-sobre-solucoes-de-sustentabilidade-na-amazonia/