Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

TEDxAmazônia: Inicia-se o evento sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia em Manaus

Depois de 13 anos, Manaus recebe novamente a edição do TEDxAmazônia — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

TEDxAmazônia retorna após 13 anos e promove debates sobre a Amazônia e a crise climática

Nesta quinta-feira (2), o tão esperado evento TEDxAmazônia teve início em Manaus, trazendo consigo uma série de discussões relevantes sobre a região e a crise climática que a afeta. Após 13 anos desde a última edição, a abertura do evento foi reservada para convidados exclusivos, ocorrendo no Teatro Icbeu, localizado estrategicamente na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro da capital.

A programação do TEDxAmazônia se estenderá até domingo (5), trazendo mais de 50 palestrantes de renome para debaterem temas como bioeconomia, geração de renda, oportunidades e empreendedorismo, todos relacionados à Amazônia.

O g1 marcou presença na abertura do evento e teve a oportunidade de conversar com o organizador, Rodrigo Cunha. Em meio à gravidade da crise climática, Cunha ressaltou a importância do retorno do TEDx à Manaus neste momento crucial.

“Ao organizarmos a edição de 2010 do TEDx aqui em Manaus, a região enfrentava um momento bastante complexo. E agora, treze anos depois, enfrentamos a maior seca já registrada, com queimadas e ondas de fumaça assolando a cidade. Isso nos leva a questionar como estamos encarando essa questão climática e quais soluções precisamos buscar para enfrentar essa crise”, enfatizou Cunha.

Cunha também relembrou um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos em 2019. Esse estudo avaliou os impactos que a completa destruição da Amazônia teria no planeta.

“Não podemos permitir que a floresta seja derrubada. Em 2019, foi divulgado que, se a Floresta Amazônica desaparecer, teremos uma redução de 15% a 30% na quantidade de chuvas em todo o mundo. Imagine o impacto disso na produção agrícola e na vida das pessoas”, alertou Rodrigo.

Após a abertura, o evento continuará até domingo, agora no Armazém XV, localizado no Centro de Manaus. O g1 transmitirá parte das palestras, possibilitando que ainda mais pessoas tenham acesso ao conhecimento compartilhado no TEDxAmazônia.

Para aqueles que não estão familiarizados, o TEDxAmazônia faz parte da renomada plataforma TED, que já alcançou uma audiência de mais de 230 milhões de pessoas com suas famosas TED talks, que reúnem ideias inovadoras por meio de palestras de pensadores e líderes inspiradores.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/02/tedxamazonia-evento-sobre-desenvolvimento-sustentavel-na-amazonia-tem-inicio-em-manaus.ghtml