Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Temporal prejudica fornecimento de energia em escolas de Manaus durante o primeiro dia do Enem 2023, afirma concessionária de energia

Ventos fortes causaram 'tempestade de areia' em Manaus, neste domingo — Foto: Reprodução

Temporal interrompe fornecimento de energia em escolas de Manaus no primeiro dia do Enem 2023

No último domingo (5), as escolas de Manaus foram impactadas por um temporal que resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica. O incidente ocorreu justamente no primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia na capital, a Amazonas Energia, informou que o temporal danificou a rede elétrica devido às fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Como consequência, circuitos de alimentação foram desligados em todas as regiões da cidade, gerando um aumento nas ocorrências emergenciais e afetando algumas escolas onde o Enem estava sendo realizado. Até o momento, a empresa não divulgou quais foram as áreas e escolas afetadas.

No entanto, segundo a Amazonas Energia, equipes de trabalho foram reforçadas para atuar em situações emergenciais. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc-AM) afirmou, em nota, que a interrupção no fornecimento de energia não prejudicou o andamento das provas do Enem na capital. Já nos municípios de Iranduba e Manacapuru, onde também ocorreu a interrupção do fornecimento de energia elétrica, os candidatos decidiram prosseguir com a realização da prova mesmo nessas condições adversas.

A Seduc-AM informou ainda que os candidatos que se sentirem prejudicados podem entrar com recurso junto à coordenação do exame. No total, mais de 92 mil estudantes do estado do Amazonas se inscreveram para participar do Enem 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apesar dos contratempos causados pelo temporal, espera-se que os candidatos superem as adversidades e realizem as provas com tranquilidade nos próximos dias.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/05/temporal-afeta-fornecimento-de-energia-em-manaus-iranduba-e-manacapuru.ghtml