Connect with us

Amazonas

Wilson Lima anuncia assinatura de contrato para aquisição de 1 milhão de vacinas Sputnik V

Publicado

em

Manaus – O governador Wilson Lima anunciou, neste sábado (20/03), a assinatura de contrato para a compra de 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V para o estado do Amazonas. Em pronunciamento em live nas redes sociais oficias do Estado, o governador afirmou que o acordo será firmado na próxima segunda-feira (22/03), de forma virtual, reunindo governadores dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e autoridades russas.

As tratativas para a compra dos imunizantes contra a Covid-19 ocorreram de forma conjunta com os governadores do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No total, o consórcio de estados efetuará a aquisição de 10 milhões de doses de forma alinhada com o Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A previsão da chegada das doses pertencentes ao Amazonas é entre abril e julho, em lotes separados a serem repassados pelo Governo Federal.

“Há um compromisso do Ministério da Saúde em pagar essas doses. Se o Ministério da Saúde assim o fizer, essas doses irão para o Programa Nacional de Imunização e serão distribuídas igualitariamente em todos os estados. Se isso não acontecer, o Estado paga esses R$ 76 milhões e essas doses virão para o Amazonas, e faremos a vacinação de acordo com as orientações do PNI, que é atendendo aqueles grupos prioritários”, destacou.

A aquisição das vacinas está em fase final de aprovação, dependendo da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mais doses – O governador recebeu, na manhã deste sábado (20/03), a nona remessa com 221.800 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Essa é a segunda maior remessa já recebida pelo Estado, que já contabiliza o recebimento de 1.034.620 doses. Desta vez, chegaram ao todo 180 mil doses da vacina AstraZeneca e 41.800 doses da CoronaVac.

Com essa nova remessa, será possível concluir a vacinação de pessoas com idades entre 60 e 64 anos e iniciar a imunização de pessoas com abaixo de 60 anos com comorbidades. Com esse novo lote, o governador Wilson Lima também anunciou o início da vacinação de profissionais da segurança para o dia 28 de março.

Mobilização – A compra de 1 milhão de doses da Sputnik V é firmada pelo consórcio de estados brasileiros, após dias de negociação com laboratórios de outros países, entre eles a União Química Farmacêutica, representante brasileiro da vacina desenvolvida na Rússia.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia enviou, desde janeiro deste ano, nove ofícios a diferentes laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19, e à Embaixada da China no Brasil, consultando sobre a disponibilidade de imunizantes para a compra direta pelas unidades federativas.

Foram acionadas as seguintes instituições e laboratórios: União Química Farmacêutica e Russian Direct Investment Fund (com foco na aquisição da Sputnik V), AstraZeneca/Oxford, Pfizer, Sinovac/BioNtech, Sinopharma, Moderna Therapeutics e Conselho Curador do Instituto Butantan.

* Com informações da Assessoria

Amazonas

Protocolo contra a Covid-19 desenvolvido pelo Grupo Samel é utilizado com sucesso no Paraguai; veja vídeo

Publicado

em

O presidente do grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, vem informar que os estudos do uso da proxalutamida, para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, se estenderam e colaboramos com o Hospital Barrio Obreiro, em Assunção, capital do Paraguai, no último mês, ao realizar o teste com fármaco em 25 pacientes, muitos em estado grave.

A nossa expectativa com o uso do medicamento foi bastante satisfatória frente aos resultados positivos que já obtemos não só aqui em Manaus, mas também no Paraguai e no mundo. O uso emergencial do fármaco já está em demais continentes, como a África e na região da Índia, que já se preparam para os testes com a droga.

Temos a certeza que este é um método ideal para o tratamento da Covid para, assim, termos mais vidas salvas. Nosso compromisso com a saúde, a ciência e a vida se fortalece a cada avanço que damos neste intenso combate!

Veja vídeo:

Fonte: Portal CM7

Leia Mais

Amazonas

Mais 221 e 5 mortes por Covid-19, são registradas no Amazonas

Publicado

em

Amazonas – O estado registrou mais cinco mortes por Covid -19, neste domingo (4), sendo duas ocorridas nas últimas 24 horas e três registradas em dias anteriores, porém confirmadas agora. O total de vidas perdidas para essa doença desde o início da pandemia subiu para 13.342 no estado.

Foram confirmados 221 novos casos da doença, o que totaliza 404.045 registros no estado, segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 383 pacientes internados em Manaus, sendo 197 em leitos clínicos (34 na rede privada e 163 na rede pública), 185 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (36 na rede privada e 149 na rede pública) e um em sala vermelha na rede pública.

Há, ainda, outros 35 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 29 estão em leitos clínicos (sete na rede privada e 22 na rede pública) e seis estão em UTI na rede pública.

No boletim consta, também, que há outros 45 pacientes internados com Covid-19 na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São três em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 42 em leitos clínicos.

Dos 404.045 casos confirmados no Amazonas até este domingo, 188.364 são de Manaus (46,62%) e 215.681 do interior do Estado (53,38%).

Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.177 óbitos confirmados em decorrência de Covid-19. Todos os municípios têm óbitos confirmados, totalizando 4.165 no interior.

O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Ao todo, cinco municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Amaturá, Apuí, Atalaia do Norte, Silves e Tapauá.

Leia Mais

Amazonas

Assaltantes armados perseguem trabalhador no bairro do Alvorada

Publicado

em

Onda de assaltos preocupam moradores de Manaus. Um vídeo enviado para o Portal Cm7 mostra um jovem sendo perseguido por homem armado no bairro do Alvorada I, zona Centro-Oeste da capital.

Os assaltantes estavam em uma motocicleta XRE 300 e pararam na frente de uma residência, supostamente para realizar furtos, mas é neste momento que o trabalhador passa com uma mochila nas costas pelos criminosos e começa ser perseguido por um dos homens. A vítima corre e os dois ladrões seguem a sua procura.

Não há informações sobre a vítima ou os criminosos.

Leia Mais

Mais lidas